Resumo

Considerando-se a escola como espaço de convívio, de desporto, de cultura, de trabalho em equipe, de inovação e experimentação, a introdução de novas tecnologias ? em especial o computador ? não poderia deixar de estar fora deste espaço. Formas de aprender e de organizar o ensino serão muito variadas, visando estimular o desenvolvimento cognitivo, aprimorar e potencializar a apropriação de ideias, de conhecimentos, de habilidades e de informações que irá influenciar na formação de identidade e de concepção de realidade dos alunos. Portanto, saber usar as tecnologias com critério e bom senso é essencial para que haja efetivamente a democratização da aprendizagem.


Palavras-chave: Escola. Tecnologia. Interação. Informação. Aprendizagem. Conhecimento











1- INTRODUÇÃO

Há um consenso geral da importância da informática como ciência, serviço e recurso educacional. Na área educacional, é cada vez mais comum a utilização de computadores em sala de aula com o intuito de despertar nos alunos o prazer em aprender, tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, prepará-los para o mercado de trabalho e oferecer acesso a diversos conteúdos e informações.
Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre as principais questões que dizem respeito ao uso das tecnologias ? em especial o computador ? nas escolas. O foco da aprendizagem deve ser a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos.
Quando utilizada para melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, incentivando a criatividade e a pesquisa, desenvolvendo o raciocínio e transformando a informação em conhecimento, é uma ótima ferramenta de promoção da aprendizagem alterando o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo que seja centrado na aprendizagem.

2- O USO DO COMPUTADOR NA ESCOLA
As tecnologias oferecem diversas fontes e recursos informacionais, permitindo a convivência entre os diversos saberes, a integração da tecnologia ao currículo, os tempos de aprendizagem e novas formas de sociabilidade. Os caminhos são muitos para inovar o ensino com o uso das tecnologias.
Segundo MORAN (2008, p.148):
Com o apoio das tecnologias, os pilares de uma educação inovadora se apoiam em um conjunto de propostas com alguns grandes eixos, que lhe servem de guia e de base: conhecimento integrador e inovador; desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento; formação de alunos empreendedores; construção de alunos cidadãos. São pilares que poderão tornar o processo ensino-aprendizagem muito mais flexível, empreendedor e inovador.
O principal objetivo é preparar o aluno para interagir com os modernos meios, ajudando na pesquisa, participando de experiências cooperativas e explorando diversos caminhos para a resolução de problemas e desafios. Não se pode perder de vista, também, a incorporação das tecnologias no projeto político pedagógico da escola.
É de verificar-se que muitas escolas já utilizam dessas tecnologias, porém as formas de trabalho e direcionamento das atividades são contraditórias. Para alguns não passam de aulas de informática cujo foco principal é que o aluno tenha domínio de recursos que os computadores dispõem. Outros direcionam sua utilização a solução de práticas de conteúdos de uma determinada disciplina; outros ainda associam à aplicação de pequenos projetos desconectados da realidade não só do aluno como da própria escola. Outro ponto importante é a falta de preparo de muitos professores em utilizar essas tecnologias com os alunos.
Nesse sentido, deve-se dizer que o uso correto do computador é aquele que tenta provocar mudanças na abordagem pedagógica da escola sendo ferramenta de mediação entre aluno e conhecimento construído, estimulando autonomia, cooperação, criticidade, criatividade e capacidade decisória. Tarja destaca que "o que define a atuação de uma escola quanto ao uso da informática é como essa tecnologia está sendo utilizada: se integrada aos interesses educacionais e de formação dos alunos." (TARJA, 2008, p.47)
Por tudo isso, a incorporação das tecnologias na escola deve ser analisada de forma conjunta entre gestores, docentes e discentes propiciando uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

3- CONCLUSÃO

A incorporação das tecnologias é uma realidade. Na área educacional, o uso do giz, quadro-negro, caderno, livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. A tecnologia deixa de ser uma adversária para tornar-se uma poderosa ferramenta de trabalho.
Para isso é importante que escola e professores tenham visões críticas sobre sua utilidade e o que há por trás dos avanços tecnológicos. Disseminar uma cultura de colaboração, de criação, de autoria é fundamental para que a utilização das tecnologias faça parte da educação.
Sendo assim, integrar os recursos tecnológicos de forma significativa com o cotidiano educacional, verificar quais são os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos das tecnologias na educação, compreender seu uso como instrumento facilitador da aprendizagem e refletir sobre as novas maneiras de aprender e construir conhecimento com o uso correto dessas ferramentas tecnológicas é fundamental para o sucesso da relação tecnologia/educação.


REFERÊNCIAS

CYRANKA, Lúcia F. Mendonça; SOUZA, Vânia Pinheiro de. Orientações para normalização de trabalhos acadêmicos. 6. ed. Juiz de Fora: EDUFJF, 2000.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

TARJA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008.