Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário Geral em Moçambique

Armando José Cherequejanhe[1]

 

 

Resumo

Presente estudo teve como ponto de partida o reconhecimento de que as tecnologias de informação e comunicação têm influenciado significativamente nas nossas atividades quotidianas, porque não são apenas novos modos de processar a informação, mas também desenvolvem novas práticas. A utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação tem impulsionado significativamente na melhoria do processo de ensino e aprendizagem onde o estudante não é refém de consumir o que vem do professor mas também pode trazer novas abordagens construir novos saberes e partilha-los e o professor assumir o papel de moderador dentro de uma sala de aulas. Este estudo teve como objetivo principal analisar o impacto das TIC’s no ensino Secundário Geral em Moçambique, tendo primeiro por Contextualizar a integração das TIC’s na educação e em seguida explicar a implementação das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique. Para este facto foi usado o método de revisão bibliográfica que consistiu na leitura, análise e interpretação de informações contidas em várias literaturas que abordam o tema em epígrafe.

Palavra-chave

[Tecnologia de Informação e Comunicação | Processo de Ensino e Aprendizagem]

 

 

 

_____________________________

[1]Mestrando em Informática Educacional. Universidade Pedagógica de Moçambique. [email protected]

 

1-      Introdução

Na sociedade atual, as Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) exercem influência a vários níveis nomeadamente na configuração de valores, das atitudes, dos comportamentos sociais porque não são apenas novos meios de processar a informação, mas também podem promover novas formas de pensar e de trabalhar e implicam novos modelos e regras para viver num mundo em contínua transformação.

É nesta perspectiva, que o presente artigo com o tema em epígrafe pretende analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário geral em Moçambique.

Para a realização deste trabalho usou-se exclusivamente qualitativa com recurso a revisão bibliográfica que consistiu na leitura, análise e interpretação de informações contidas em várias literaturas que abordam sobre o tema.

Este facto vem marcando significativamente os modos e as expectativas da sociedade e, consequentemente, têm-se infiltrado no território educativo, lançando-lhe variados desafios. Um dos desafios é a integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), de forma a proporcionar aos alunos experiências educativas inovadoras nesse domínio. Para responder a esses novos desafios, competirá à escola promover uma alfabetização tecnológica, aprofundando estes saberes e consolidando metodologias inovadoras, adotando a tecnologia como mais um recurso educativo, e, tendo em conta este pressuposto, urge integrar as tecnologias em geral e, em particular, o computador e a Internet no processo educativo, tirando partido das suas potencialidades e identificando seus impactos educativos.

A aprendizagem com recurso às TIC’s não pressupõe unicamente a utilização de uma tecnologia no contexto sala de aula, mas deverá sobretudo incidir sobre uma prática educativa global, planeada, inserida numa ampla estratégia educativa centrada no aluno, tornando os alunos ativos e criativos, renovando as formas de acesso aos conhecimentos e oferecendo novas formas de aprendizagem.

Todavia, na sequência da integração das TIC’s na escola, assiste-se também a uma alteração na relação pedagógica que é decorrente da evolução das tecnologias de comunicação para “tecnologias interativas”, permitindo a criação de ambientes virtuais, onde todos podem interagir no processo da construção do conhecimento.

Estes e outros são alguns desafios da integração e uso das TIC’s no processo de ensino e aprendizagem (PEA), e que sua suplantação também poderá trazer um outro desafio face ao seu impacto no processo de aquisição de valores educativos, concretamente no Ensino Secundário Geral, onde apesar de os alunos serem de uma faixa etária e desenvolvimento cognitivo aceitável para o efeito, didaticamente, a seleção dos meios é importante porque estes podem criar um impacto positivo ou adverso ao desejado com o PEA. Desta feita, urge a necessidade de destacar o impacto das TIC’s no Ensino Secundário geral em Moçambique, como o tema fulcral desenvolver neste trabalho.

A preocupação que se levanta é a seguinte: Qual o impacto das tecnologias de informação e comunicação no ensino secundário geral em Moçambique? Todavia, visto que existem vários meios físicos como os computadores, aparelhos celulares, PDAs e Tablets e meios lógicos como a web que são acessíveis os estudantes do ensino secundário geral dentro e assim como fora das escolas.

 

2-      Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Secundário Geral em Moçambique

Atualmente, as TIC’s estão presentes em praticamente todas as atividades do nosso quotidiano. Num contexto pessoal, didático e profissional, de forma direta ou indireta. Na educação por exemplo, poderemos encontrar a utilização dos meios informáticos nas mais variadas atividades e situações.

  • Atividades de gestão escolar;
  • Instrução assistida por computador ou ensino baseado em computador, auxiliando em atividades relacionados com varias áreas do saber científico, a condução de veículos automóveis, simulação de voos, etc.

A nível nacional, a aposta nas tecnologias de Banda Larga via Fibra Óptica, é fundamental para a dinamização dos projetos de campos virtuais e de bibliotecas on-line, assim como o facto de as instituições nacionais usufruírem de uma rede que liga universidades, empresas, editoras, laboratórios, institutos politécnicos, escolas secundárias, museus e bibliotecas (SOUSA, 2005:172).

2.1. As TIC’s na Educação

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, vai contribuir para promoção de uma aprendizagem mais profunda e significativa, favorecendo uma abordagem mais indutiva e experimental de certos assuntos práticos, como por exemplo as aplicações das TIC’s na sala de aulas e em algumas disciplinas.

As TIC’s podem apoiar nas novas abordagens pedagógicas dando maior importância à iniciativa do estudante e ao trabalho em grupo, fazendo com que o papel do professor seja de um moderador com conhecimentos necessário para dirigir e a animar grupos de estudantes, assegurando o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem de cada um (ensino centrado no aluno).

MEIRINHOS e OSÓRIO (2011:50), dizem que um dos aspetos a destacar na integração das TIC’s e da implementação das redes nos sistemas de aprendizagem e de administração é o alargamento do espaço e do tempo das possibilidades de interação e trabalho entre todos os intervenientes educativos.

As redes de comunicação social, referenciadas por estes dois autores vão influenciar na criação de mais espaços em curto tempo, espaços esses que vão facultar aos estudantes outros conhecimentos, outras metodologias de estudo, uma vez que este pode interagir com estudantes de diferentes partes do mundo, não só também podem interagir com os professores usuários das redes criando espaço para um ensino centrado no estudante por que durante a aula não foi possível devido não a insuficiência de tempo, muitos estudantes para poucos meios.

 

2.2. Implementação e utilização das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique

Segundo CHOÉ (2011:4), a implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na educação em particular no ensino secundário geral, tem a ver com a democratização do ensino evoluindo desta forma as metodologias de ensino, fazendo do estudante o elemento activo e efectivo na aprendizagem. As Tecnologias de Informação e Comunicação não são apenas simples instrumentos que possibilitam a emissão, recepção de informações ou conteúdo como se tem dito nos bastidores, mas sim que contribui positivamente para mudanças cognitivas do indivíduo e a organização da educação e da escola. Ademais, acredita-se também que esta implementação vai causar sempre mudanças no meio das escolas até mesmo reduzir o quadro do pessoal.

O Ensino das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) foi introduzido no Ensino Secundário em 2010, segundo o plano curricular do ensino secundário geral (PCESG). Segundo este documento, as TIC’s serão usadas como meio de ensino na lecionação das diferentes disciplinas, esperando-se desta forma uma exploração dos recursos disponíveis pelas novas tecnologias que fazem parte do nosso dia-a-dia, visando encorajar os alunos a fazerem o uso para resolver problemas, buscar e sistematizar informação, fazer experiências, entre outras atividades oferecidas pelos diferentes meios de comunicação e informação.

Mas o aspeto logístico não foi levado em conta nesta programação curricular, pois, para o efeito, são necessárias salas de aula adequadas, com energia eléctrica, mobiliário, computadores, estabilizadores de corrente eléctrica, impressoras, e material audiovisual e, os computadores que são os aparatos tecnológicos básicos, deverão estar ligados a uma rede local e à Internet, de forma a assegurar que a disciplina seja convenientemente lecionada. Só para citar alguns números, ANTÓNIO e COUTINHO (2012:111) referem que no Ensino Secundário Geral, 90% das escolas possuem salas de informática fornecida pelo Ministério da Educação, Parceiros ou Organizações Não Governamentais, sendo que apenas cerca de só 40% possuem computadores ligados à internet.

Outrossim, que não verificou na programação curricular para a implementação das TIC’s, foi o não apetrecho dos recursos humanos, ou seja, quem leccionaria tal disciplina, uma vez que sendo nova não existia quase nenhum professor formado para o efeito.

Estes aspetos observados na prática, o domínio das tecnologias de informação e comunicação estaria padronizada e os estudantes teriam noções das importância e direções em termos do uso, hoje em dia as tecnologias vivem connosco mais a sua aplicabilidade é duma forma desorganizada, exemplo os estudantes tem conhecimentos da existência, usam as tecnologias mais para que fins este estudante usam? Temos casos que um estudante sabe muito bem navegar, a cessar filmes, músicas, mais lhe ser difícil a cessar uma informação de carácter académico, baixar livros, selecionar matéria ou coisas importantes para trabalhos da escola.

Segundo GUIMARÃES (2005:18). "A formação tecnológica, deve ser incluída numa formação geral e aberta do homem, que o capacite na aquisição de uma consciência crítica e prospectiva, descobrindo possibilidades e riscos que comporta um desmensurado procedimento tecnológico". Dai que a implementação das TIC’s no Ensino Secundário Geral surge como necessidade de preparar os alunos para lidar com as novas tecnologias que a sociedade hoje em dia esta sujeita a chamada sociedade tecnológica, pois, entenda-se que para estas sejam usadas propriamente para fins didácticos é preciso formar os professores em matéria de uso didáctico desses aparatos tecnológicos, apetrechar as escolas com equipamentos informáticos adequados e consciencializar os alunos sobre como, quando e porque usa-las.

Secundando RODRIGUES (2006:3): a escola é local onde as TIC’s devem ser operacionalizadas, devendo para tal apresentar-se como base do domínio da produção e disseminação das novas práticas das TIC’s no ensino, fazendo com que as entidades de tutela estejam atentos aos sinais claros das transformações pelas quais a sociedade está passando e evolucionado as mesmas, formando indivíduos com um domínio das TIC’s.

2.2.1        Impactos

Geralmente, as TIC’s tem um impacto muito acentuado no processo de ensino e aprendizagem, que para além da sua abrangência e utilização esta é muito difundida em diferentes ambientes de trabalho, hoje em dia todo sector usa esse meio para dinamizar o trabalho.

O fortalecimento da preocupação com as informações, que, ao serem mais facilmente utilizadas como a informática, origina uma sequência de alterações no processo educacional, inclusive ao nível da relação entre a área pedagógica e administrativa.

Neste contexto a informática é aplicada na elaboração dos planos curriculares, aulas, fonte de pesquisa, criação de base de dados sobre os funcionários de educação. Relativamente ao impacto direto no processo de ensino aprendizagem facilita o docente assim como o estudante a interagir com o mundo, fazendo com que estes estejam informados e capazes de discutir assuntos relevantes da atualidade e fazer avaliações dos assuntos através da informática.

A educação como uma organização pode também usar as TIC’s nos escritórios como anteriormente foi referenciado, uma vez que o escritório é o lugar da planificação e deve ter técnicas desenvolvidas para criar um ambiente de produção de ferramentas aceitável para análise do desenvolvimento do PEA e proporcionar mudanças de formas de trabalho tradicional para as novas, transformando rapidamente a maneira como se trabalha, se relaciona e aprende-se, desafiando costumes, valores e conceitos adquiridos pelas TIC’s.

As TIC’s são tão importante quase em todos sistemas de ensino em Moçambique, as pesquisas são explorados e concebidas graças a sua utilização, em particulares nos estabelecimentos de ensino secundário onde os instrumentos reguladores do ensino emanam sua utilização didática e, onde a informática é o meio mais abrangente.

McLuhan (1977) citado por GUIMARÃES (2005:129), refere que as TIC’s funcionam como ferramentas que prolongam no mundo social um ou mais dos nossos sentidos, criando desta forma novas relações entre os sentidos. Entenda-se que esse prolongamento dos sentidos referenciados pelo McLuhan, está ligado a disposição dos vários métodos de ensino que as TIC’s nos proporcionam, exemplo disso, hoje o ensino secundário em Moçambique já pode ser lecionado a distância auxiliando-se como esses meios tecnológicos, colmatando assim, a problemática da falta de capacidade de absorção do coletivo estudantil por parte das escolas públicas em Moçambique, e fazendo com que a aprendizagem dos alunos seja contínua e produza uma valorização pessoal dos conhecimentos e competências.

Os impactos das TIC’s no Ensino Secundário em Moçambique, duma forma analítica tem grandes feitos, mais na prática esses feitos ou impactos não são visíveis, devido a vários fatores que desaguam no desinteresse das massas pensantes assim como da conjuntura da qualidade de ensino em Moçambique. Ainda sim, os níveis de uso das TIC’s nas escolas, são extremamente baixos até ao ponto de que não podem equiparar-se ao que os próprios estudantes desenvolvem fora da escola.

Entre tantos impactos que o uso das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique criam, cabe neste trabalho apenas fazer menção aqueles de índole pedagógico, isto é, explicar as consequências que o uso desses meios traz no aproveitamento pedagógico dos alunos deste nível de ensino. Mas antes de analisarmos os impactos deste campo pedagógico importa aventar alguns fatores que desafiam a utilização das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique:

Primeiro, na maioria dos estabelecimentos de Ensino Secundário Geral em Moçambique não se desenvolvem experiências suficiente que possibilitam o manuseamento, exploração, criação de estratégias e modelos para a utilização das TIC’s na sala de aula ou fora da escola, devido a insuficiência dos meios, professores não qualificados ou capacitados em meterias das tecnologias, também as salas numerosas em função dos computadores.

Segundo, Os professores mostram-se inseguros ao falar das TIC’s nas práticas pedagógicas, havendo duas razões fundamentais para o explicar: falta de formação das TIC’s e sua relação com a prática pedagógica, ou seja, como usa-las de forma prática como meios de ensino nas aulas, pois, como atesta TORRES (1990:130), não basta colocar o computador na escola, há que encontrar um lugar no currículo escolar e integrá-lo de maneira criativa e pedagógica na actividade escolar.

Aferindo o trecho acima, pode-se concluir que esta é uma realidade vivida na educação em Moçambique, porque foram introduzidas TIC’s no Ensino Secundário Geral à cinco anos, mais não se proporcionou meios nem a formação do professor para leccionar as aulas das TIC’s, em suma o mesmo professor não dispõe de habilidades para o uso de materiais de forte carácter inovador, o que provoca desconfiança a ele próprio, excepto um e outro professor que adquiriu conhecimentos fora da formação, mais mesmo assim este não sabe relacionar estas TIC’s com a prática pedagógica.

Mediante estes e outros desafios, o uso das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique cria os seguintes impactos negativos (SOUSA, 2005:47):

  • Perda da privacidade – porque a partilha de mesmos repositórios informáticos facilita o acesso à informações pessoais ou privadas por pessoal não autorizado ou em momento indevido, permitindo assim, a quebra da deontologia profissional;
  • Instrumentalização dos alunos – a utilização dos meios informáticos necessita de um período de aprendizagem e adaptação, fazendo com que haja pessoas que por vezes se esquecem de suas próprias necessidades específicas, ou seja, certos alunos chegam a passar longas horas atentos a algum aparelho informático fazendo algo que não tem a ver com matérias escolares, perdendo tempo para a realização de actividades escolares;
  • A utilização das TIC’s limita a capacidade de raciocínio do indivíduo – devido ao rápido e fácil acesso a informação, os alunos não fazem muito exercício mental para ter domínio de certos conteúdos, simplesmente prendem-se em acessar sites da internet que em tempo recorde lhes fornece informação, funcionando assim como auxílio de memória;
  • Anarquização dos ambientes didácticos pela excessivo conhecimento não sistematizado dos alunos, fruto de informações que adquirem nos sites da internet por vezes não oficiais e académicos.

Entenda-se que ao trazer este leque de impactos negativos do uso das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique, não se pretende desencorajar a sua utilização, mas que se perceba que algo tem ser feito para inverta o cenário do seu mau uso, sobretudo no âmbito didáctico, pois, nota-se nas práticas docentes dos nossos dias que muitos professores tem dificuldades de manusear esses instrumentos como meios didácticos, fazendo com que os alunos tenham dificuldades acrescidas para a sua habilitação. Contudo, adversamente a estes impactos negativos, a “utilização das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique cria os seguintes impactos” (CHOÉ 2011:4):

  • Desenvolvimento de habilidades dos alunos na aquisição e sistematização das informações por estes adquiridos;
  • Aquisição de valores históricos, sociais, políticos e culturais, através da facilidade de troca de informações que elas oferecem;
  • Formação de um espírito de cidadania, agindo como cidadãos informados e conscientes nos seus actos em todas áreas da vida;
  • Integração dos alunos num mundo cada vez mais actualizado e globalizado, em que as TIC’s são a sua forca motriz e quebra barreiras físicas e culturais.
  • Desenvolvimento de uma aprendizagem emotiva e prazeirosa por parte dos alunos e uma facilidade de aquisição e manuseamento de fontes por parte dos professores, em que têm a possibilidade de dispor aos alunos fontes, que simulam situações semelhantes aos factos ocorridos no passado, usando sobretudo som e imagem, através dos meios audiovisuais;
  • Aumenta a participação activa dos alunos nas aulas e crescente vontade de realizar trabalhos escolares em que esses meios auxiliam, pois, eles já vê o professor como um mediador, e não o proprietário de uma saber que também pode ser construído por eles próprios, isto é, o aluno passa a ser o centro do PEA;
  • Assegura a sua inserção profissional e consequentemente, social, dos alunos, através de aquisição de competências que o condicionem a ingressar no mercado do emprego e a atender as suas responsabilidades sociais
  • Formação de alunos criativos e mais modernos que acompanham as mudanças e procuram se adequar as exigências contemporâneas da globalização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Conclusão

A implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na educação em particular no ensino secundário geral, tem a ver com a democratização do ensino evoluindo desta forma as metodologias de ensino, fazendo do estudante o elemento ativo e efetivo na aprendizagem. As Tecnologias de Informação e Comunicação não são apenas simples instrumentos que possibilitam a emissão, recepção de informações ou conteúdo como se tem dito nos bastidores, mas sim que contribui positivamente para mudanças cognitivas do indivíduo e a organização da educação e da escola. Ademais, acredita-se também que esta implementação vai causar sempre mudanças no meio das escolas até mesmo reduzir o quadro do pessoal.

A utilização das TIC’s na educação, vai contribuir para a promoção de uma aprendizagem mais profunda e significativa, favorecendo uma abordagem mais indutiva e experimental de certos assuntos práticos, como por exemplo as aplicações das TIC’s na sala de aulas e em algumas disciplinas.

As TIC’s podem apoiar nas novas abordagens pedagógicas dando maior importância à iniciativa do estudante e ao trabalho em grupo, fazendo com que o papel do professor seja de um moderador com conhecimentos necessário para dirigir e a animar grupos de estudantes, assegurando o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem de cada um.

Sumariamente, o uso das TIC’s no Ensino Secundário Geral em Moçambique, cria impactos positivos porque estimula os alunos a terem um aceso interesse pelos acontecimentos do mundo; objetivando serem agentes e atores do processo histórico e não pessoas passiva diante do tempo; a terem uma atitude crítica e reflexiva dos factos que são veiculados pelos diversos meios de comunicação; a se embutirem de espírito de cidadania; a desenvolverem a capacidade de ver, ler, escutar e sistematizarem as informações, relacionando os diversos temas abordados quer no contexto do PEA, assim como em outros contextos da vida.

 

 

 

 

Bibliografia

ANTÓNIO, G.L. e COUTINHO, C.P. II Congresso Internacional sobre as TIC’s e Educação: a integração curricular das TIC’s no sistema de ensino em Moçambique. Maputo, 2012.

CHOÉ, O. F. de Carvalho. Impacto das TIC’s na Educação em Moçambique. (dissertação de mestrado). UP-Beira, 2011.

GONÇALVES, José Ernesto L. A. A Tecnologia e a Realização do Trabalho. São Paulo: ERA, 1994.

GUIMARÃES A. S. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Comunicação Organizacional: impactos e mudanças. São Paulo: RCE, 2005

INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo, 2007.

MEIRINHOS, M. e OSÓRIO, A. O advento das TICs na escola como organização que aprende: a relevância. (acesso em 21 Novembro de 2014). Disponível em: http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/6182/1/IETICID_67.pdf. 2011.

MINED. Plano Tecnológico da Educação: as TIC a potenciarem o Ensino em Moçambique. Maputo, 2011.

ROSA, L. A integração das TIC na escola: desafios, condições e outras reflexões… Consultado em 20 de Novembro de 2014 em http://www.prof2000.pt/prof2000/agora3/agora3_4.html. (2000).

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação: o que são? Para que servem? 5ª Edição. Lisboa: FCA Editora, 2005.