Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito educacional

Por: Marilene Silva


Introdução
Este artigo faz uma reflexão sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito educacional. Não se pode pensar hoje em uma educação desvinculada das TIC, já que elas fazem parte do cotidiano das pessoas nas suas mais diversas atividades.

Desenvolvimento:
A maioria das crianças de hoje sabe manusear os mais complicados aparelhos tecnológicos que surgem no mercado, até mesmo quando os veem pela primeira vez. É que esta geração nasceu na era da tecnologia e, portanto, está sempre em contato com ela. Muitas têm celular, MP4, Ipod, computador e Internet que usam para brincar de jogos, participarem de sites de relacionamento, bater papo, entre outras inúmeras atividades que podem ser feitas com o auxílio destas tecnologias. Então, por qual razão as aulas, as atividades educativas ainda continuam contando somente com os recursos do quadro, giz e livro didático? Não que eles tenham que ser abandonados, pois têm o seu valor, que por sinal é enorme, mas na sociedade em que vivemos não é mais possível pensar em uma educação desvinculada das tecnologias.

Alguns dos principais empecilhos de se adotar atividades auxiliadas pelas TIC são a falta de infraestrutura adequada nas escolas, como laboratório de informática com quantidade suficiente de computadores, softwares, boa conexão para se navegar na web, manutenção do equipamento já existente, profissional técnico na área entre outros; e, principalmente o despreparo dos professores, os quais precisam de cursos de capacitação pois a maioria é da geração "cuspe e giz". Não adianta, por exemplo, montar um avançadíssimo laboratório de informática nas escolas se os professores, que são peças fundamentais no processo ensino-aprendizagem, não sabem o que fazer com ele, como adaptar o planejamento aos novos recursos, como interagir nas plataformas, portais, fóruns, etc. Há de se ter um grande investimento no material humano, pois, apesar de todo esse aparato tecnológico, são pessoas que vão estar no seu comando.
De acordo com as abordagens construtivistas da educação, nas quais professor e aluno assumem novos papéis no processo ensino-aprendizagem ? professor: mediador; aluno: agente ? as TIC desempenham uma função fundamental neste sentido, pois as atividades mediadas pelas mesmas "inserem-se na perspectiva de interatividade, centrada não mais no professor, no falar/ditar do mestre, mas na comunicação bidirecional que coloca professores e alunos em processo de participação ativa e colaborativa". (BATISTA, 2010, p.22).

Hoje em dia, nossos alunos criam diários nos blogs, desenvolvem páginas na web, constroem um perfil de dar inveja no orkut, produzem filmes, roteiros e animações, enfim, utilizam várias ferramentas para a geração de produtos autorais em diferentes mídias. Ou seja, não dá mais para negarmos que eles já fazem parte de uma cultura icônica e que se a escola não se atualizar, a sensação que terão será de que existe uma barreira intransponível entre a escola e o seu mundo real. O ensino mediado pela tecnologia passa a ser uma exigência, alem de valorizar o potencial criativo dos alunos. (BATISTA, 2010, p.44)

Ou seja, o uso das TIC na educação só traz benefícios para a construção do conhecimento por parte dos alunos. Neste novo contexto social e educacional propiciado por elas, aparecem novas possibilidades de se ler um texto, por exemplo, pois surgem, paralelamente às tecnologias, novos tipos de textos, como o hipertexto, que, por sua não-linearidade, proporciona mais interação e produção de sentido. E interação e criticidade tornam a aprendizagem mais significativa.

Considerações Finais
Com a valorização do aluno como sujeito da produção do seu saber, o mesmo terá a oportunidade de ser autor, de produzir suas próprias visões sobre o que estão aprendendo. As atividades auxiliadas pelas TIC colaboram para que o conhecimento seja construído e para que haja uma relação entre conhecimento e realidade de vida dos alunos.

Referências Bibliográficas

BATISTA, Daniele Pereira. Técnicas e métodos para o uso de TIC em sala de aula.
V. 1. 2ª ed. Juiz de Fora: UFJF, 2010.