A Internet é uma rede de dados mundial, seus dispositivos e sistemas funcionam principalmente com protocolo TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). Para se conectar a Internet é necessário algum meio de transmissão. Com base no modelo de referência TCP/IP conhecido em redes de computadores, a primeira camada chamada de Interface com a rede trata dos meios de transmissão de dados onde existem meios magnéticos, cabeados, transmissões sem fio, juntamente com o enlace de dados que são as tecnologias como: Ethernet, RDSI, ADSL, Frame-Relay, MPLS, Wireless, Wimax, 3G, etc.

O Brasil ainda está atrasado em relação aos países do norte europeu e da Ásia, que lideram a lista de inclusão digital, porém o acesso à internet está em crescimento no país. É necessário buscar soluções para que pessoas de diferentes classes sociais e regiões tenham acesso a esta rede.

Neste trabalho será apresentada a origem da Internet, seu funcionamento, crescimento e importância mundial, serão apresentadas ainda as tecnologias atuais de acesso no Brasil.