Resumo

Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica que visa discutir problemas da relação entre os seres humanos e sua convivência direta com as inovações tecnológicas. Têm como foco a análise os procedimentos envolvidos no acolhimento e descarte de produtos eletroeletrônicos. Nesse sentido o texto discute que a reflexão desse problema teria o potencial de construção de soluções, acompanhado com essa contínua inovação tecnológica, que cresce demasiadamente a cada dia. O estudo indica que a interação de temas contemporâneos com o desenvolvimento econômico, social e ambiental pode fomentar um futuro mais confortável e equilibrado para a sociedade. Como método foi usado à seleção da temática, da amostra, a busca da literatura, através da pesquisa bibliográfica de temas afins, e a análise de dados já publicados em artigos de periódicos nacionais, de 1990 a 2010 disponíveis atualmente na internet, em torno de 50 artigos Como resultado dessa reflexão percebe-se que se trata de uma questão envolvida na relação homem-natureza, essencial para a sobrevivência e o bem-estar de toda humanidade, que se revelam desde os primórdios da humanidade quando o (homo habili) demonstrou a capacidade de construir ferramentas de pedra lascada, em busca de modificar o meio para garantir sua sobrevivência, comprovando sua superioridade racional, até as tecnologias mais evoluídas presentes nos dias atuais. Corroborando que as tecnologias são vitais a humanidade, contudo são como faca de dois gumes, ao mesmo tempo em que são fundamentais, são também nocivas, causam danos que podem até limitar a existência no planeta. Não obstante, essa dicotomia, em que as tecnologias ora são vitais, ora são vilãs, é possível uma convivência harmoniosa se desenvolvidas em conjuntamente, formas racionais que primem por um diferencial no uso adequado dessas inovações tecnológicas, fazendo uma correlação com os impactos que provocam no meio ambiente. São destacados como condições para amenizar os impactos causados por essas tecnologias, o acolhimento e descarte adequados desses produtos, seguidos pela reciclagem, a julgar que o toda pessoa que gera o lixo deveria ser também responsável por dar a ele uma destinação adequada. Porém o que se tem visto é justamente o contrário, quase sempre quem mais produz lixo, é quem menos se responsabiliza por ele.

Palavras- chaves: Inovações Tecnológicas.  Descarte. Impactos Ambientais.

INTRODUÇÃO

Podemos observar no decorrer da história, um desmedido deslumbre da humanidade pela aquisição de novas tecnologias que embora apresentem relevantes vantagens e proporcionem rápidas e decisivas soluções para muitos problemas, acabam por desencadear contratempos maiores, e que suscitam dúvidas como: o que é mais importante para a nossa sobrevivência, as inovações tecnológicas que nos conduzem ao progresso ou os recursos naturais que vitalizam o planeta? Se essas tecnologias realmente contribuem para o aumento do bem-estar dos indivíduos e o aprimoramento dos sistemas sociais?

As tecnologias que no contexto, destacamos são as configuradas como objetos técnicos eletrônicos, que com a mesma rapidez de suas frequentes inovações, entram em declínio da vida útil e se transformaram em lixo eletrônico, nem sempre por falta de funcionamento, mas por sua obsolescência. E como tudo que é consumido gera resíduos, com a tecnologia não é diferente, ademais tendo em vista que a maioria das inovações tecnológicas surgidas no decorrer dos anos exprime impactos bastante lesivos ao meio ambiente e a vida humana.  O que se contraponhe a umdos maiores desafios da humanidade atual que é a busca pelo desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente.

Produzimos lixo que não é um lixo comum, degradável, mas um lixo tóxico que polui a natureza e agride a saúde humana. A destinação inadequada desses resíduos tóxicos tem impulsionado discussões de questões ambientais o que justifica a preocupação dessa pesquisa que é de interagir com estes temas contemporâneos com o desenvolvimento econômico, social e ambiental e fomentar um futuro mais confortado.

A pesquisa tem como objetivo verificar a intensidade dos problemas que se manifestam com o uso intensivo das inovações tecnológicas na natureza,além de discutir e acompanhar o proceder do  recolhimento e descarte.dos resíduos eletroeletrônicos.