UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

Maria de Fátima Silva Guimarães 

TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS EM AMBIENTE DE TRABALHO  

POLO DE VITÓRIA – ES

2015

UNIFATEFFIR – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA

MESTRADO EM EDUCAÇÃO HOLÍSTICA

 

Maria de Fátima Silva Guimarães

TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS EM AMBIENTE DE TRABALHO

Artigo de opinião da disciplina Psicologia para o Mestrado em Educação Holística apresentado a UNIFATEFFIR – Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata, solicitado pela profª. Leslie Neitzel 

Vitória - ES

Maio/2015

TECNOLOGIA E SUAS FERRAMENTAS EM AMBIENTE DE TRABALHO 

            Vivemos hoje em mundo onde a tecnologia domina todos os campos da ciência e da humanidade. É impossível dizer que essa ou aquela pessoa não utiliza os recursos da tecnologia, pois a mesma está presente em todos os lugares: nas escolas, na saúde, enfim, em todos os campos profissional e doméstico.

            Desde as escolas primárias os alunos já estão sendo levados a manipular os computadores, o que não é nenhuma novidade para eles, pois já é possível observar crianças de 1 a 2 anos manipulando celulares com sistema touch, como por exemplo uma criança apresentada no you tube  não consegue compreender porque a revista não interage com ela, pois já estava acostumada a brincar com os celulares dos pais, que tinham o sistema touch. Pensa que a revista é um ipad quebrado.

            Assim como nas escolas, a tecnologia é de suma importância no ambiente de trabalho e no ambiente doméstico. Em qualquer lugar que você esteja, é possível interagir com os amigos, obter informações, enviar e receber mensagens através das redes sociais como wattsapp, facebook e outros. Através de sites de confiança, é possível obter as mais diversas informações, realizar cursos, pagar contas em banco, o que se tornou uma comodidade para a maioria dos brasileiros.

            Com tantas facilidades, é necessário estar atentos, pois assim como vem as facilidades vem as armadilhas também, pode-se citar como exemplo pessoas que vivem divulgando as suas vidas pessoais e íntimas nas redes sociais.

            Outro perigo é as pessoas esquecerem que estão em seu ambiente de trabalho e confundir ou deixar de fazer os seus afazeres profissionais por se distraírem com assuntos que não dizem respeito às suas atividades profissionais, prejudicando o andamento da empresa.

            Muitas empresas utilizam a internet para investigar o perfil social de seus funcionários e já foi constatado caso de demissão pelo chefe por saber que o seu funcionário fala mal dele ou da empresa nas redes sociais.

            Por esses e vários outros motivos que não serão possíveis citar aqui é necessário que as pessoas estejam atentas ao que acontecem em sua volta e saber que nem tudo que você pensa pode ser dito ou escrito quando o acesso é público.