Pode-se perceber que a evolução tecnológica levou à falta de contato pessoal entre as pessoas, que agora só se comunicam usando as redes sociais mesmo quando o interlocutor está por perto. No cotidiano corrido em que muitos vivem, é necessária uma forma de se comunicar rapidamente com outros pessoas, afinal, nenhum período de tempo deve ser desperdiçado.

      Em todos os lugares e momentos, é quase impossível não ver ninguém com um tablet, smartphone ou outros tipos de aparelhos que utilizam a internet.Com a popularidade crescente desses produtos, os preços ficaram mais acessíveis para o bolso de pessoas em diferentes situações econômicas.

     Uma coisa que também ocorreu foi o aumento de crianças de todas as idades com smarthphones e tablets. Em decorrência desses acontecimentos, hoje em dia vimos cada vez menos crianças brincando ao ar livre, coisa que era muito comum uma década atrás.

    Um fator de risco para as crianças que agora só vivem “conectadas” é o sedentarismo e a possibilidade de adquirirem alguns tipos de doenças em decorrência da falta de atividades fisícas e de uma alimentação equilibrada. E não é só o corpo que é prejudicado por esses hábitos nada saudáveis, a mente também sofre as consequências.

    Quando o corpo humano não está saudável, o nosso cérebro também é afetado. Foi comprovado cientificamente que a atividade fisíca, por aumentar o fluxo sanguíneo, estímula o surgimento de novos neurônios no cérebro beneficiando a memória, a cognição e o raciocínio.

  Por ficarem muito concentrados em seus aparelhos eletrônicos algumas crianças chegam a ignorar algumas refeições e optam por escolhas que em nada beneficiam a saúde, como fast foods, doces, salgadinhos e outros alimentos que podem serem comidos sem a necessidade de pararem de navegar na internet ou de jogar jogos.

  Mas isso, infelizmente também acontece com os adultos que muitas vezes por praticidade e economia de tempo deixam de terem uma refeição saudável para comerem comidas rápidas.

  O que poucos sabem é que por terem esses hábitos, a produtividade, o foco e a capacidade concentração e de racíocinio são afetadas. E infelizmente, a tendência é de que nada mudará tão cedo. Agora, só nos resta esperar que as pessoas se concientizem de que estão prejudicando não só suas próprias vidas mas também as de seus filhos e comecem a adotar um estilo de vida mais saudável para todos.