Tecnologia e Inovação, um avanço nos serviços de internet banking e móbile banking

Cada dia que passa surge novas ideias inovadora no setor de tecnologia e informação, e os consumidores de produtos e serviços estão cada vez mais interagidos neste segmento. Com iniciativas do governo e empresas privadas, as pessoas estão cada vez mais incluídas na era digital, milhões de pessoas estão conectadas a internet, através de equipamentos tecnológicos, como computadores e dispositivos móveis.

A internet e os smartphones, são dois avanços inovadores e tecnológicos que têm mudado o comportamento do ser humano na última década, começaram a se adaptar Os produtos desta associação, que são os serviços de dados móveis.

Segundo FEBRABAN, a internet e móbile banking responderam por quase a metade das transações realizadas no ano passado (47%), ante 37% dos canais tradicionais (caixas eletrônicos, contato Center e agências bancárias), que traz dados consolidados de 2013.

A tecnologia faz parte do cotidiano dos bancos, tendo em vista que tal tecnologia é adaptada para as melhorias dos serviços. Novas tecnologias vão sempre obter mudanças no ambiente social da organização, a inovação tecnológica introduzida na empresa, interfere de inúmeras formas nos modos de trabalhar, podendo acarretar novos desafios, a empresa terá que passar por mudanças drásticas no modo de visão do mercado, porque a empresa terá que fornecer serviços específicos para públicos diferentes, o país tem regiões e culturas diversificadas, cabe a "empresa" adaptar os serviços para cada publico.

Um conjunto de transformações no mundo social, político e econômico teve um grande avanço nos últimos tempos, as empresas usam a tecnologia para inovar e usa como ferramenta estratégica, buscando vantagens competitivas no mercado financeiro.

Conforme FITZSIMMONS (2005), Um sistema de máquinas e computadores que realizam todas as atividades físicas e intelectuais necessárias para fabricar ou prestar um serviço. Exemplo em serviços: transferência eletrônica de recursos.

Observando as ações das pessoas, as empresas de serviços financeiros, criam estratégias para inovar seus serviços na tecnologia digital. Procurando novas soluções, para atender melhor o consumidor, as empresas investem cada vez mais em tecnologias. A fim de fornecer agilidade nos serviços on-line e propor um ambiente mais cômodo e agradável para o consumidor.

As empresas financeiras investem milhões em tecnologias, mas não só para atender melhor os seus clientes. E sim para ter um retorno maior sobre seus investimentos, focando na redução de custos, antigamente as pessoas iam ao banco, e passavam horas em filas, para pagar uma conta ou fazer um depósito.

Hoje em dia a tecnologia esta cada vez mais avançada, que as empresas criam aplicativos de serviços de autoatendimento, o consumidor de serviços on-line, praticamente faz todo o processo que fazia em uma agência bancaria, hoje em dia faz nos sites bancários.

A internet banking, é a utilização da tecnologia da internet para realizar serviços bancários, é a principal inovação tecnológica adaptada aos serviços bancários e se tornou mais um canal de prestação de serviços. Tendo como função, consulta de saldos, extratos, transferência e pagamento de boleto de cobrança e etc.

A convergência do telefone celular e da Internet trouxe o poder das comunicações para as mãos dos usuários através de vários tipos de dispositivos móveis. A parceria advinda desta convergência tecnológica resultou-nos mais sofisticados serviços de dados transmitidos sem fio, centrando-se em acesso móvel à internet nas mensagens eletrônicas (BARNES; CORBITT, 2003)

A inovação no serviço de internet banking, teve seu inicio em 1995, quando foi lançado o primeiro site de banco, que tinha apenas algumas funções de noticias e demonstrações financeiras e só foi inovando cada vez mais em tecnologias e desenvolvimento de softwares de gerenciamento.

Observando a evolução da internet e o surgimento de dispositivos móveis, como celulares, que tem a tecnologia WAP, os bancos desenvolveram aplicativos de móbile banking, mais uma inovação na prestação de serviços bancários. O numero de contas aumentaram muito nos últimos tempos, alem do fácil acesso no meio digital, como internet banking e móbile banking, que estão mais acessível a toda população.

De acordo com, Sundbo e Gallouj (1998) consideram que um sistema de inovação pode ser entendido como "um padrão geral que pode descrever as atividades de inovação em um setor, neste caso no setor de serviços”.

Hoje em dia a tecnologia esta cada vez mais avançada, que as empresas criam aplicativos de serviços de auto atendimento, o consumidor de serviços on-line, praticamente faz todo o processo que fazia em uma agência bancaria, hoje em dia faz nos  sites bancários.

Segundo Gouveia, (2007) Além de funcionar como cartão de crédito ou débito, sobretudo para os chamados micropagamentos, como transporte por táxi ou metrô ou despesas de alimentação (como lanchonetes e deliveries), o celular permite também compras à distância, ou seja, alguém pode comprar um produto ou serviço para outra pessoa.

A empresa quando investe em novas tecnologias, sempre procura um retorno maior deste investimento, obtendo uma redução significativas nos custos da empresa, cortando mão de obra, dos serviços prestados, dependendo do tipo de serviços que o cliente precisa, ele nem precisa ir ate a agencia bancaria, podendo fazer através dos aplicativos eletrônicos . Os tipos de sistema eletrônicos de pagamentos, são: são dinheiro eletrônicos, cheque eletrônico, cartões inteligentes, cartões de credito e cartões de debito.

Referências Bibliográficas

FITZSIMMONS, James A. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação; tradução Jorge Ritter. 4. Ed. Porto alegre: Bookman, 2005.

http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=2364

https://repositorio.uninove.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/246/MARCO%20ANTONIO%20DE%20SOUZA%20COSTA%202011.pdf?sequence=1

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552006000100008&script=sci_arttext

http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000600024&lng=es&nrm=is