Faculdade Nossa Cidade

Aluna: Marisa da silva pereira

Professor: Lawton Benatti

 

Tecnologia e inovação nas empresas

 

Atualmente no mundo competitivo, já não é mais possível a empresa sobreviver sem inovar algo sem a famosa tecnologia, não é possível as empresas ter sucesso e bons rendimentos se ela não inovar algo diferente, equipamentos tecnológicos e até mesmo  alguma estratégia inovadora que venha ampliar mudanças tecnológicas dentro da organização, Inovar além da necessidade pode ser uma vantagem para qualquer porte de empresa, seja ela Microempresa, Pequena empresa, Média empresa, Média-grande empresa ou Grande empresa todas tem a necessidade de inovar algo diferente para mudança e crescimento da empresa.

A Inovação tecnológica está assustando em sua complexidade e ritmo de mudanças, nos últimos anos avançamos de forma significativa a inovação e a tecnologia, alguns anos atrás não muito tempo, produtos levavam anos e anos para serem planejados, desenvolvidos e lançados no mercado, hoje em dia em questão de meses o produto já está no mercado, tudo está mais ágil mais evoluído por conta da inovação e da  tecnologia aplicada nas empresas, essa revolução teve grandes consequências positivas para o mercado.

  “Se continuarmos desenvolvendo nossa tecnologia sem sabedoria ou prudência, nosso servo pode

acabar se tornando nosso carrasco”. 

(Omar Bradley – general do exército dos EUA)

Por meio da inovação e de estratégias que ampliem sua competitividade os pequenos negócios têm crescido cada vez mais, a competitividade entre as empresas é tão grande que os empreendedores estão sempre em busca de inovações em produtos e serviços, a pequena melhoria que eles encontrar em qualquer processo já pode significar grandes avanços e novos clientes para a organização. 

A maior parte da tecnologia já está disponível em produtos ou processos que podem ser facilmente adquiridos, más desenvolver uma inovação dentro de sua empresa mesmo, apresenta vantagem importante sobre os concorrentes, uma nova ideia implementada faz toda a diferença, produz resultados satisfatórios, más é preciso aperfeiçoar os produtos, aumentar a produtividade e reduzir os custos esses são os processos inovadores fundamentais para melhorar a competitividade das empresas não importa qual seja o porte ou o setor de atuação.

“Quanto mais inovamos, mais difíceis se tornam as próximas inovações e, consequentemente, a manutenção de uma estratégia competitiva baseada na inovação”

(Carlos Hilsdorf)

  Em dias atuais empresas com diversos tipos de escala de produção e com necessidade de controle de dados a cada dia modernizam e automatizam ainda mais seus processos diários, não se pode falar em modernização sem envolver o ramo de computadores e sua complexidade de sistemas de venham a desborucratizar a maneira de trabalho e viabilizam totalmente a forma como os processos são realizados e analisados.

Como exemplo é plausível mencionar os relatórios extraídos por sistemas, o tempo utilizado na extração em um sistema de coleta de dados e infinitamente maior que um relatório realizado a mão. Investimento em tecnologia vem evoluindo desde a revolução industrial e está provado que uma empresa que quer se posicionar bem no mercado precisa ter seus processos mecanizados para que possam conseguir maior informação em períodos curtos de tempo.

   Tecnologia passou de necessidade para obrigação nos tempos modernos, empresas de pequenos e médio porte possuem ao menos um microcomputador para contabilizar suas vendas, estoque, compras, prejuízos etc. Não só falando de TI como software a inovação tecnológica abrange alcances globais, a era digital assim chamada nos permite realizar muitas coisas das quais não abrimos mão em questão de minutos onde um smartphone pode realizar funções de gerenciamento da mesma maneira que computadores maiores.

  O conceito de inovar é revolucionar, modernizar, quantificar de forma rápida e eficiente as mesmas informações que antes levavam tempo desproporcional a necessidade do requisitante dos dados. A inovação tecnológica é abrangente desde as nanotecnologias aos grandes controladores e computadores que ocupam espaços gigantesco, porém espaços não menores que sua arte tecnológica e os bens que podem trazer a uma pessoa ou sociedade.

“Somos todos escravos da tecnologia. Lembro-me da sabedoria desses grandes homens que viajavam pelo mundo e passavam por terras diferentes, diferentes línguas. Não conheciam e acabavam por conhecer aquelas gentes e os seus modos de vida diferentes, de um lado para o outro, até à China e por aí fora. Era admirável, não era? Hoje não, vai-se de avião, não se sente nada” 

(Manoel Oliveira)

Assim como em qualquer planejamento, as decisões sobre tecnologia e inovação devem equilibrar as capacidades internas da empresa tipo pontos fortes ou pontos fracos com as oportunidades e ameaças externas. A possibilidade de realizar algo inovador varia entre diversos setores. Inovar é transformar ideias novas em resultados sustentáveis, ou seja, consiste no justo equilíbrio entre a criatividade e processos para a geração de valor.

 

 

 

 

Referências bibliográficas

Tecnologias nas empresas- Acesso em: 22 de abril de 2015 http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/tecnologia-nas-empresas/70427/ 

Guia econômico valor de inovação nas empresas- São Paulo, Editora Globo- Acesso em: 22 de abril de 2015

https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=jnka43VmmwsC&oi=fnd&pg=PA34&dq=i nova%C3%A7%C3%A3o+nas+empresas&ots=KSvrVGZw6q&sig=03yxObHSG4mSJ1XvXZqrBLdT3