Rita Vucinic Teles - SEBRAE-SP- [email protected]

Os profissionais da área educacional estão atualmente mais envolvidos no processo de criação e desenvolvimento de cursos via internet. Cada vez mais profissionais de educação como pedagogos, especialistas em Educação a Distância (EAD), em métodos educacionais, povoam as equipes multidisciplinares que desenvolvem ou transpõem cursos para EAD via internet, antes dominadas por profissionais de Tecnologia. Os educadores estão se apropriando das tecnologias educacionais para, através delas, facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.

No início da década de 1960 os cursos a distância tinham o mesmo formato textual das apostilas usadas em sala de aula. Além dos alunos disporem apenas do recurso de texto, sem qualquer tratamento, ainda sofriam por estudarem sozinho. O texto enfadonho e a solidão levavam o aluno à desistência do curso, caso não fosse por natureza disciplinado.

No sentido de minimizar o sentimento de solidão dos alunos e aumentar a interação adotou-se a figura de um professor ou tutor para estimular a troca entre os alunos de uma turma e o uso de ferramentas interativas como chat, fórum, comunidades, blogs, entre outros.

Os profissionais passaram a atuar como animadores dos cursos fortemente apoiados pela tecnologia que permite a comunicação e interação dos alunos por e-mail, chat, fóruns, dando certamente maior dinamismo ao curso, aproximando-se do modelo de sala de aula, preservando-se as trocas entre os alunos e o enriquecimento resultante deste processo interativo.

Por outro lado, conteúdos autoinstrucionais desenvolvidos pensando no aluno a distância - sem o apoio de tutoria ? garantindo flexibilidade de horários de estudo - separados em pílulas sobre os principais temas de gestão de negócios, que se complementam, dão ao aluno a formação integral e contribuem para massificar a capacitação.

Em um processo evolutivo de desenvolvimento do material didático, textos aos poucos deram espaço a ilustração, fotos, jogos, animação e vídeo, um arsenal tecnológico para facilitar a aprendizagem e prender a atenção do aluno.

A evolução tecnológica com a oferta de novas formas de comunicação contribui certamente para facilitar o aprendizado dos alunos que estudam a distância. Os conteúdos autoinstrucionais são desenvolvidos em linguagem de fácil compreensão, direta e dialógica, ricos em ilustrações dos conceitos, com exemplos de casos contextualizados na realidade dos alunos.

O personagem presente no case fictício deve dialogar com os alunos, durante todo curso, vivenciando as situações problemas apresentadas, sugerindo soluções cabíveis para o problema em questão. Essa estratégia permite que o aluno do curso acompanhe passo a passo a implantação de todos os conceitos na prática.

Além do exemplo fictício, é importante contemplar a apresentação de pelo menos um vídeo no curso com exemplos práticos de pessoas reais que mostram como resolveram os seus problemas. Os vídeos selecionados podem trazer mais variados exemplos, ricos em situações inovadoras, criatividade e empreendedorismo na solução de problemas do dia a dia.

Certamente a tecnologia áudio visual contribui para reforçar práticas, trabalhar a percepção pelo estímulo dos sentidos visual e auditivo, para mostrar sob diferentes prismas um assunto e a troca de experiências entre as pessoas que praticam a mesma ação favorecendo a compreensão.

O vídeo ainda apresenta uma temática contendo valores e contra valores que ativam a reflexão e influenciam a ação do aluno. De forma lúdica e didática os conteúdos são então trabalhados, ilustrados com fotos e vídeos para facilitar o entendimento dos temas.

Material complementar poderá ainda disponibilizado na midiateca, são textos que detalham e aprofundam os conceitos estudados no curso, sem a obrigatoriedade de leitura por parte do aluno. Com o intuito de complementar o curso e ampliar a visão do aluno.

O curso pode prever uma metáfora, que contemple todos os elementos necessários para criar um ambiente que acolha os alunos no contexto do curso. A metáfora do curso desperta no aluno a curiosidade em conhecer os temas e o desafia a explorar o curso. A metáfora do curso é apresentada em um cenário que ilustra o local onde toda a problemática do curso é desenrolada. O cenário traz elementos de interatividade com os alunos. Os mais variados espaços são utilizados como cenário, por exemplo, praças públicas, estúdios de televisão, palco de programas televisivos, complexo comercial de lojas, entre outros, todos recheados de elementos de interatividade para que o aluno possa clicar para acionar uma informação do curso.

Os quesitos desafio e criatividade são estimulados por meio do uso de jogos desafiantes que didaticamente desenvolvem conteúdos complexos de forma leve sem exaustão.

As inserções de áudio de curta duração, com animação da fala, podem ainda ser utilizadas para reforçar um conceito, transmitir uma dica sobre o conteúdo, de forma lúdica e divertida.

Trechos de programas de TV com entrevistas com consultores especialistas são boas opções utilizadas para esclarecer conceitos e apresentar exemplos reais práticos de aplicação dos conceitos.

No sentido de minimizar o sentimento de solidão e propor a interação entre os alunos, as ferramentas tecnológicas de comunicação cumprem o seu papel dando maior dinamismo aos cursos autoinstrucionais, aproximando-se do modelo de sala de aula, preservando-se as trocas entre os alunos e o enriquecimento resultante deste processo interativo.

Os pressupostos básicos de uma metodologia pra educação a distâncias é que as pessoas têm ritmos diferentes de aprendizagem, em sendo assim, todos os recursos pedagógicos somados aos recursos tecnológicos propiciam um conteúdo recheado de estratégias que favoreçam o estudo autônomo e o envolvimento pessoal no processo de aprendizagem.

A estratégia educacional deve ser cuidadosamente estudada para que o curso atinja os objetivos traçados e para que o aluno compreenda de forma simples, fácil, lúdica e agradável os conteúdos propostos.

A evolução tecnológica com a oferta de novas formas de comunicação contribui certamente para a interação e trocas entre os alunos e conseqüentemente facilita o aprendizado dos que estudam a distância. Toda a gama de materiais didáticos multimeios se complementam para aguçar os cinco sentidos, estimulando assim a percepção, memória e interação dos alunos com o conteúdo, favorecendo a aprendizagem.