Faculdade Aldete Maria Alves

 

Flavio Pereira Resende

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO NO AUXILIO DA ADMINISTRAÇAO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iturama, MG

2015

Flavio Pereira Resende

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO NO AUXILIO DA ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

Artigo para Trabalho de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade Aldete Maria Alves, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Leonei B. Nunes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iturama, MG

2015

SUMÁRIO

 

TEMA   3

TÍTULO   3

PROBLEMA   3

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS  3

JUSTIFICATIVA   4

REFERENCIAL TEÓRICO   4

METODOLOGIA   5

CRONOGRAMA   5

REFERÊNCIAS  7

 

 

 


TEMA

 

Este trabalho possibilitará um estudo sobre a Importância da Tecnologia da Informação nos processos administrativos

 

TÍTULO

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AUXILIO DA ADMINISTRAÇÃO

 

PROBLEMA

 

As inovações tecnológicas estão alterando o relacionamento Empresa e Cliente, não podendo ficar restrita a mera automação de escritórios, adaptações de técnicas tem sido freqüentes em função da dimensão e complexidade buscando soluções cada vez mais inovadoras, nos dias atuais é exigido cada vez mais das empresas maior eficiência do processo, aumento da transparência e efetividade.

 Nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da informação e se envolvem na sua gestão essa informação é um requisito tão importante quanto os recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos e aumentar sua competitividade 

 

 

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

 

O objetivo deste artigo e de apresentar um estudo que possibilite uma reflexão a cerca da Importância da Tecnologia da Informação no Auxílio à Administração analisando os impactos que a Tecnologia da Informação provocou nos aspectos organizacionais, referentes aos critérios de desempenho das empresas

Identificar a sua amplitude de uso, os fatores que contribuem para o seu êxito, os motivos que levaram ao seu uso e as dificuldades encontradas na sua implantação descrevendo o impacto organizacional derivado da implantação de Tecnologia da Informação nas empresas.

 

JUSTIFICATIVA

 

Para assegurar a permanência e os lucros, as organizações resolveram adotar uma estratégia inovadora, apoiada com firmeza na informação, então compreendida como um capital estratégico, que possibilitava às empresas conhecerem seu próprio ambiente, mercados, consumidores e competidores. Não há mais dúvidas de que para as funções da administração - planejamento, organização, liderança e controle - são de suma importância os sistemas que fornecem informações aos administradores. O propósito básico da informação, dentro do contexto organizacional, é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis (pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação). Neste sentido, a teoria da informação considera os problemas e as adequações do seu uso efetivo pelos tomadores de decisão, a eficiência na utilização da informação é medida em relação ao custo para obtê-la e, o valor do benefício derivado de seu uso, associam-se à produção da informação os custos envolvidos na coleta, processamento e distribuição.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

A Evoluçao da importância da informação nas organizações ocorreu da seguinte forma: na década de 50, considerava-se a informação um requisito burocrático necessário, que contribuía para reduzir o custo do processamento de muitos papéis; nos anos 60 e 70, via-se a informação como um suporte aos propósitos gerais da empresa, que auxiliava no gerenciamento de diversas atividades; a partir das décadas de 70 e 80, passou-se a compreender a informação como um fator de controle e gerenciamento de toda a organização, que ajudava e acelerava os processos de tomada de decisão, e, da década de 90 até os dias atuais, passou-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico, uma fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa (LAUDON e LAUDON, 1996).

 A mensagem estratégica que uma economia fundamentada na informação transmite é tão visível, que a informação passou a ser a base para a competição, capaz de acionar as alternativas tecnológicas para o seu gerenciamento (McGEE e PRUSAK, 1994).

Considerando as indicações de Zuboff (1994) Consideram-se fatores como os seguintes a) aumento da continuidade; b) melhoria dos controles; c) condições de proporcionar maior compreensão das funções produtivas. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo multicaso em 25 empresas, no primeiro trimestre de 2002, que atuam nos setores eletro-eletrônico, distribuição e comércio e serviços. Os resultados indicaram que a implantação da Tecnologia da Informação (TI) trouxe como maiores fatores de êxito, apontados pelas empresas, os dois seguintes: a percepção da necessidade pelos usuários e o apoio da cúpula administrativa. Como benefícios foram destacados esta dupla: melhoria na compreensão produtiva, aumento na satisfação do usuário.

Estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos 5 anos, cresceu 30-80%, dependendo da localização e natureza do negócio (Palvia & Palvia, 1999). Entretanto tal estatística indica que o aumento do uso ocorre principalmente nas funções operacionais e administrativas e não em atividades estratégicas e de tomada de decisões (Fuller, 1996).

Fuller (1996) fornece ampla análise das questões de TI nas pequenas empresas em áreas especificas, padrões de uso da informática, fatores de êxito, percepção de uso da TI

Para Stoner (1999) somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade.

Os Sistemas de processamento de transações (STPs), sistemas de informação gerencial (SIGs) e os sistemas de apoio a decisões (SADs)  são sistemas administrativos que atendem todos os níveis operacionais das organizações, esses sistemas registram todas as transações rotineiras, abordam problemas cujo procedimento, para chegar a uma solução, apoiam as funções de planejamento, controle e decisão no nível gerencial necessárias ao funcionamento da organização.

 

 

METODOLOGIA

Como forma de levantar dados para o desenvolvimento do estudo, foram utilizadas diversas literaturas sobre o tema, o que se caracteriza como pesquisa bibliográfica. Buscou-se fundamentação teórica no sentido de esclarecer e analisar as contribuições científicas que essas tecnologias contribuem para os novos gestores de TI nas operações empresariais. A metodologia empregada foi a do tipo qualitativa e quantitativa. Como resultado teve-se uma confirmação das vantagens de se empregar a TI nas gestões, uma vez que aprimora todo o funcionamento da empresa e oferece maior praticidade em relação às informações, maior acesso a estas e mais segurança e excelência no empreendimento.

Por meio da observação sistemática, foi possível verificar que a tecnologia da informação exerce muita influência positiva no processo gerencial das empresas.

 

CRONOGRAMA

 


REFERÊNCIAS

 

LAUNDON, Kenneth. C.; LAUNDON, Jane Price. Sistemas de Informação com Internet. São Paulo: LTC,1999

Profissional de Tecnologia da Informação. Disponível em:  . Acesso em: 12 Mai 2015. < http://info.abril.com.br/corporate/corp05/carreira2.html>. Acesso em: 23 Mar 2008.

SEBRAE/MG. Disponível em: < http://www.mg.sebrae.com.br >. Acesso em: 14 maio 2015.

STONER, J. A. F. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

FULLER, T. Fullfilling IT needs in small businesses: a recursive learning model. International Small Business Journal, v.14, n.4, p-25-44,1996. 

ZUBOFF, S. Automatizar/informatizar as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 6, p. 80-91, 1994.