Tecnologia da informação aplicada á Gestão empresarial – A importancia do  sistema da informação dentro da organização.

Resumo 

O presente artigo apresenta a importância do sistema de informação na gestão da informação empresarial, afim de facilitar as tomadas de decisões, vendo  que um desenvolvimento eficaz e eficiente, pressupões, em qualquer organização, a existência da infraestrutura informacional para tomada de decisões, de forma ágil e segura e para gerenciamento das informações.

O sistema de informação, fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, também garante uma estruturação de gestão diferenciada, valor agregado, e torna-se fundamental a nível da empresa aplicar toda esta gestão á descoberta e introdução de novas tecnologias.

Palavra- Chave: Tecnologia da Informação, Sistema da informação, Gestão da Informação.

Introdução

Na atualidade de hoje a tecnologia da informação inovou o mundo dos negócios, e para uma empresa ser diferenciada no mercado, ela deve acompanhar esta inovação.

Os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia e pelos recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia  da informação, a utilização do mesmo torna os processos de atividades melhor e fácil de gerenciar.

A tecnologia da informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para gerenciar as informações, a transformação decorrente do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetaram significamente  a sociedade, quebrando o paradigma do uso da tecnologia para as pessoas mais antigas.

Tanto as pessoas como as organizações tem procurado formas mais rápidas  para inserir esse modelo atual do mercado, esse modelo é chamado “ Era da informação”, á qual é necessário ter em mente a tecnologia da informação e o sistema de informação como os responsáveis pela tomada de decisões.

O presente artigo tem por objetivo apresentar como o sistema de informação, tecnologia e gerenciamento  do mesmo tem importância para a organização.

Informação 

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da acção sobre ele" (Zorrinho, 1995). 

Sistema da Informação (SI) e Tecnologia da informação(TI)

Conforme Laudon e Laudon,2001, Sistemas de Informação (SI) podem ser definidos como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta,armazena,processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização (planejamento, direção, execução e controle). Já a Tecnologia da Informação (TI) refere-se às tecnologias de computadores e telecomunicações utilizadas nas organizações, incluindo aquelas relacionadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos (Applegate, McFarlan, e McKenney, 1996) . 

A importância De SI e TI na gestão da informação.

A tecnologia da informação com seu sentido mais amplo através do sistema da informação, é necessário dentro da orgazinação devido constantes mudanças e pouca previsibilidade.

A utilização do mesmo tem sido reconhecido como arma estratégica e competitiva dentro da organização , pois além de permitir e sustentar as operações de negocio viabiliza nova estratégia empresarial.

A competitividade se deve a rapidez do gerenciamento das informações contidas pela empresa, e a facilidade para certos raciocínios e tomadas de decisões.

Com o sistema da informação a empresa pode ter a previsibilidade de futuros acontecimentos sejam ele problemas ou benefícios que a empresa pode ter.

Levando em conta a obeservação destes benefícios apresentados, somos levado a concordar que as empresas devem fazer uma reestruturação organizacional em torno da informação. 

Gestão da Informação 

Segundo Greewood,  apud Cautela e Polioni (1982), "A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão", mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver o recurso informação para que a empresa funcione melhor, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades da empresa, e quanto mais rápido for o acesso a ela, tanto mais essa empresa poderá atingir os seus objectivos.

Deve-se considerar que a quantidade da informação e donde ela provém, é para a organização um importante recurso que deve ser gerido e o mesmo constitui a importância da Gestão da Informação.

"Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de seleccionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório." (Zorrinho 1995, p. 146)

 O uso do TI e SI para gerir informações

A necessidade de racionalizar a informação advém de que "as organizações têm de confrontar a incerteza e os eventos desordenados provenientes tanto do interior como do exterior e contudo providenciar um esquema conceptual claro, operacional e bem definido para os participantes" (Daft e Lengel, 1984).

Qualquer sistema possui os mesmos procedimentos para ajudar na coleta de dados, ele possui sua entrada, onde faz a coleta de dados brutos dentro da empresa ou do ambiente externo.O processamento faz a conversão dos dados brutos, ou seja, as informações captadas em uma forma mais útil e apropriada, a saída envolve a transferência das informações processadas ás pessoas ou atividades que á usarão. 

Entrada:  dados, informações e regras de negócios;

Processamento: tomada de decisões, auto controle;

Saída: relatórios, gráficos, cálculos e táticas.

Segundo o site do wikipedia, a enciclópedia livre apud Turban ,McLean e Wetherbe, um sistema de informação baseado em computador (genericamente chamado de sistema da informação) é um método que utiliza tecnologia de computação para executar algumas de todas as tarefas desejadas. Pode ser composto de apenas um computador pessoal e software, ou incluir milhares de computadores de diversos tamanhos com centenas de impressoras e outros equipamentos, bem como redes de comunicação e banco de dados.

De acordo com o site do wikipedia, a enciclópedia livre apud O'Brien os SI são relacionados da seguinte forma:

Hardware: computadores e periféricos como: impressora, processadores, monitores, teclados, dispositivos de leitura externo, etc. Juntos, eles aceitam dados e informação, processam-nos e permitem sua visualização.

Software: é um conjunto de programas que permite que o hardware processe dados. Exemplos:[software utilitário (sistema operacional); Software aplicativo (conjunto de programas que realizam as funções necessárias para dar suporte às atividades empresariais, como gerar folha de pagamento, emitir nota fiscal, etc.).

Pessoas: são aqueles indivíduos que trabalham com o sistema ou utilizam sua saída . São usuários e operadores de hardware e software.

Banco de Dados:é uma coleção de arquivos, tabelas e outros dados inter-relacionados que armazenam dados e suas respectivas associações.

Redes: é um sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores.

Procedimentos: são um conjunto de instruções sobre como combinar os elementos mencionados de forma a processar as informações e gerar saídas desejadas. Também podemos dizer que são as funções que o sistema deve executar.

Conclusão

O artigo se conclui em uma breve analise de como tem sido fundamental para uma empresa utilizar seja qual for o sistema de informação atrelado a era da tecnologia da informação.

A empresa que não utiliza a mesma, tem grande chance de se tornar esquecida no mercado, não tendo diferenciação nem competitividade.

Para que a empresa tome decisões ela precisa ter  um gerenciamento mais detalhado e algo que poça dar pevisivibilidade da decisão que esta tomando, e precisa de informações mais rápidas, facilitadas e corretas, para que não tenha um grande tempo de resposta.

Bibliografia

APPLEGATE, Lynda M., McFARLAN, F.Warren e McKENNEY, James L. (1996). Corporate information systems mangement: The issues facing senior executives (4ª ed.). Chicago: Irwin

Cautela, A.L.; Polioni, F.G.F.81982)- Sistemas de informação. Livros científicos e técnicos.

Daft,R.L. and Lengel,R.H. (1984)- Information Richness: A New Approach to Managerial Behavior and Organization Design. In Siaw,R.M. (ed) and Commings,L.L. (ed). Research in Organizational Behavior, JAI press, pg 206

LAUDON, Kenneth C.e LAUDON, Jane P (2001).Management Information Systems (7 ª edição).Upper Saddle River: Prentice Hall.

O'Brien, James. Sistema de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. [S.l.: s.n.], 2004.

TURBAN, Efraim, McLEAN, Ephraim , WETHERBE, James. Tecnologia da informação para gestão. [S.l.: s.n.], 2004. 39 p

Zhang, Y. 1988- Definitions and Sciences of information. Information Processing & Management, V.24, nº4.

Zorrinho, C. (1995)-Gestão da Informação. Condição para Vencer. Iapmei pg.15.

Site:                                                                                                                  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o