4. Uma boa técnica pastoral é ficar com as suas ovelhas

Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

João 10.13

Qualquer um que se autodenomina um pastor vai querer ficar ao redor e se misturar com os membros, falar com eles e se interessar por eles. Davi disse:

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

Salmo 27.4

Davi queria ficar na casa do Senhor. Ele realmente queria viver lá. E você quer correr para a sua casa! Você tem realmente um chamado?

Questiono a autenticidade de um pastor que não tem interesse em permanecer após o culto para socializar e conversar com as ovelhas. A Bíblia diz que o mercenário foge. Isso significa que ele vai embora rapidamente! Ele quer ficar longe das pessoas!

Essas pessoas não podem suportar visitantes em suas casas. Elas sempre dizem coisas como: “Preciso da minha privacidade, preciso do meu espaço” ou “Eu não suporto ter todas essas pessoas ao redor” e “Eu não posso cozinhar para tanta gente”. Lembre-se de que um bispo deve ser “hospitaleiro” (1Tm 3.2).

5. Uma boa técnica pastoral é conhecer suas ovelhas Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

João 10.14

Conhecer suas ovelhas significa que você deve saber seus nomes, onde moram e onde trabalham. Você sabe de sua saúde, seus amigos e sua escola. Você sabe quando elas estão fazendo provas. Você conhece suas famílias, seus cônjuges e com quem vivem. Você deve conhecer a situação financeira e a ocupação delas.

Simplesmente saiba de todos os aspectos de suas vidas. Conhecer significa saber! É somente quando você sabe mais detalhes sobre sua ovelha que você pode ajudar ou aconselhá-la adequadamente.

Certa vez, perguntei a um pastor sobre uma de suas ovelhas:

– Ele é casado? Ele respondeu:

– Eu não sei.

– Onde ele trabalha?

– Eu não tenho certeza – ele respondeu.

– Ele veio para a igreja na semana passada?

– Eu não o vi – respondeu ele.

Em uma igreja muito grande, você pode desculpar o pastor se ele não souber desses detalhes. Mas em uma igreja ou comunidade pequena, o pastor não tem desculpa se não souber os detalhes a respeito de suas ovelhas.

Irmão X, Pastor X

Lembro-me de um pastor em minha igreja, que era de outra igreja. Um dia, em um casamento, aconteceu que ele encontrou seu ex-pastor sênior. O pastor lhe disse:

– Irmão” X – há muito tempo desde a última vez que nos vimos.

– Você foi à igreja no domingo passado? – perguntou o pastor sênior.

Irmão ‘X’ (que se tornara um pastor na minha igreja) sorriu e disse:

– Não pastor, eu não fui. O pastor não sabia que esse irmão havia muito tempo deixara de ir à sua igreja. Ele não sabia que aquele senhor tinha até se tornado um pastor em outro ministério. Como é triste!

Jesus disse que o bom pastor conhece as suas ovelhas. Se Deus lhe der vinte pessoas para cuidar, verifique se você sabe tudo sobre elas. Não deixe que nenhuma delas escape de suas mãos. Jesus continuou dizendo: “Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu” (Jo 17.12).

É importante ter muitos pastores juniores e apascentadores para trabalhar com o pastor sênior, de modo que nenhuma das ovelhas se perca. Deus nos responsabilizará por toda ovelha que for perdida. Guarde as ovelhas que Deus tem confiado a você.

6. Uma boa técnica pastoral é ser conhecido pelas ovelhas

Um bom pastor “abre” a sua vida às ovelhas, para que possam saber sobre ele. As ovelhas estão interessadas na vida do pastor. Não seja uma figura misteriosa para as suas ovelhas. Deixe-as saber o quão real você é, e como experimenta os mesmos problemas e tentações que elas.

7. Uma boa técnica pastoral é manter a família da igreja unida

Uma das características fundamentais da vocação pastoral é a capacidade de manter muitas pessoas juntas ao longo dos anos. Quanto mais tempo um grupo de pessoas ficar junto, tanto mais as pessoas pisam umas nos dedos das outras. Os conflitos de uma família começam a se levantar. Irmãos se voltam contra irmãos e irmãs contra irmãs.

Um bom pastor é aquele que mantém todos juntos. O dom pastoral mantém empregadores na mesma igreja com os empregados. A unção sobre o pastor é capaz de manter o velho no mesmo quarto com o jovem. Ela mantém os casados fluindo com os não casados.

Conforme a igreja cresce, boas técnicas pastorais manterão inimigos adorando juntos sob o mesmo teto. São boas técnicas pastorais que irão manter devedores e credores no mesmo lugar e impedi-los de se matarem.

Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

João 10.12

8. Uma boa técnica pastoral é perceber os problemas de suas ovelhas

Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo.

João 10.12

A Escritura nos diz que o bom pastor pode ver quando vem o lobo. Ele vê os problemas de seu povo e se preocupa. Ele sabe quando eles estão fazendo exames. Ele sabe quando eles estão tendo problemas conjugais. Ele sabe quando seus negócios estão passando por “tempos difíceis”.

Quando uma ovelha não passou na prova ou perdeu um ente querido, o lobo do desânimo e frustração virá em breve. Um bom pastor deve ser capaz de ver o lobo e entrar em ação. O mau pastor vê os lobos, mas diz: “Isso é problema seu!” O bom pastor sempre vai notar quando as ovelhas estão com problemas.

9. Uma boa técnica pastoral é libertar suas ovelhas do cativeiro

... e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

João 10.12

Pastores, levantem-se e orem por suas ovelhas! Ministre às suas necessidades. Além de pregar, ore por sua libertação da feitiçaria, demônios e doenças. As pessoas gostam de receber oração de seu pastor. Ore por elas, ungindo-as com óleo. Elas precisam de encorajamento e ministração.

10. Uma boa técnica pastoral é entregar sua vida para a obra de Deus Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10.11

Um bom pastor sacrifica sua vida pelas ovelhas. O mau pastor está apenas preparado para dar duas horas de seu tempo aos domingos. Ele sempre quer ficar longe da multidão. Se uma mulher deseja ser uma boa esposa, ela deve entregar-se totalmente ao seu marido. Se você quiser ser um bom médico, deve dar-se inteiramente à medicina. Da mesma forma, se quiser ser um bom pastor, deve dedicar a sua vida e seu tempo para a alta vocação do ofício pastoral.

No final do dia, terá valido a pena.

Decida usar as melhores técnicas pastorais. Entregue-se totalmente a este trabalho. Você, em breve, terá uma megaigreja.