Fazer um curso em casa, comendo uma comidinha caseira, cercado pelo amor dos familiares e no aconchego do lar é algo que todos querem. E com esse propósito que os cursos online foram criados. Porém as mesmas vantagens que ele oferece podem se tornar critérios que dificultam a manutenção da atenção e disciplina durante o tempo em que se estuda.

 Quando se faz um curso online você deve separar um tempo específico para se dedicar as aulas online. Por que assim como os cursos presenciais os cursos online têm uma carga horária específica a ser cumprida. Estipule o tempo que você estiver mais disposto, sem estar sonolento ou atarefado.

 Se possível faça o curso em um lugar isolado dos demais cômodos da casa. Se isso não for possível escolha seu quarto ou escritório, feche a porta para evitar perturbações externas. Evite também ouvir música quando estuda. É sabido que o cérebro humano é capaz de absorver no máximo dois estímulos externos simultaneamente. Se você estiver estudando e ouvindo música o estudo vai ocupar seu campo visual e a música seu campo auditivo, evitando assim uma compreensão mais plena dos assuntos abordados.

 Estudar com fome também é outra coisa que pode prejudicar bastante. Uma vez que a busca pela cultura e pelo ensino é algo que é desejada pelo homem, mas não necessária para sua sobrevivência. A fome é um instinto primitivo inerente a todos seres vivos, e comer é necessário a sobrevivência. Estudar com fome fará com que você fique ansioso, com baixa concentração e disperso em um desejo no qual você não consegue controlar.

 Mas uma coisa é estudar sem fome, outra é estudar comendo. Estudar comendo dividirá sua atenção entre o alimento e o estudo, e se você parar pra pensar todos nós temos o hábito de nos alimentar observando a refeição que nos é servida, o que contribui consideravelmente para a dispersão visual.

 Se possuir animais de estimação ou mesmo filhos. Deixe os sob o cuidado de alguém. Animais não precisam de tantos cuidados, mas não entendem que você está estudando e podem vir a ficar chamando sua atenção. Crianças até entendem que você está estudando, mas por não possuírem personalidade formada, habitam no mundo da curiosidade e podem vir a ficar te interrogando a todo o momento, querer saber o que você está fazendo ou mesmo querendo entender as matérias que você está estudando.

O curso online tem suas vantagens, mas exige disciplina e autocontrole dos adeptos a essa forma de ensino. Não se deve nunca confundir comodidade que é o privilégio de um bem estar, com comodismo que é a característica própria dos descompromissados.