Muitas vezes precisamos fechar algum programa que não está mais respondendo, ou seja,está travado.  Alguns usuários recorrem ao famoso “Finalizar tarefa”, porém é mais rápido finalizar o processo que gerencia determinada tarefa. Este será nosso assunto.

É muito comum aparecer a frase “não respondendo” na barra de títulos de alguns programas, quando isto acontece precisamos finalizá-lo.  Para isto abriremos o Gerenciador de tarefas do Windows (Ctrl+Alt+Del), após clicamos com o botão direito do mouse sobre a tarefa que não está respondendo e no menu que se abre clicamos em “Ir para processo”.  A figura 1 ilustra estes passos.


Figura 1 – Gerenciador de tarefas do Windows

Após clicarmos em “Ir para processo” somos reportados para os processos da aba – ou guia -  Processos, e o processo que está travado automaticamente estará selecionado, como mostra a figura 2.


Figura 2  - Processo correspondente a tarefa da guia Aplicativos

O processo que aparece selecionado na figura 2, o WINWORD.EXE, corresponde ao programa Word, e de acordo com os passos descritos acima é ele que precisa ser finalizado.  Para isto é só clicar no botão “Finalizar processo” e pronto!  O processo será rapidamente finalizado.