Existem diversas impressoras já comercializadas no Brasil para realizar a impressão de CDs e de DVDs, estas que são conhecidas como as mídias printables ou ainda imprimíveis, estas que já são bastante populares no Brasil devido a toda a sua versatilidade, facilidade de utilização e ainda qualidade de resultados.

Para impressoras diferenciadas de modelos como por exemplo a  Epson Stylus Photo R290 ou também seu modelo sucessor Epson Stylus Photo T50 são oferecidos programas que permitem a criação de impressão de artes finais em cds, estes programas porém são voltados exclusivamente para usuários domésticos, e não oferecem recursos e alternativas mais avançadas. Se você quiser fazer suas artes para impressão em programas diferenciados, é possível se realizar a impressão sem precisar do programa de impressão que for fornecido, como por exemplo no caso da Epson o chamado Epson Print CD.

Como realizar os ajustes de medidas para impressão

Primeiramente procure abrir os programas de criação e crie ainda um novo documento no tamanho de A4.

Contando com uma régua procure medir os diâmetros tanto externos como internos do disco imprimível.

Este tipo de disco por padrão deverá ter uma medida entre 11,8 cm e 2,3 cm, respectivamente. É bastante importante fazer uma medição que você irá utilizar pois existem variações diversas entre cada uma das marcas.

Uma dica interessante na criação de sua arte é procurar aumentar o diâmetro externo e ainda reduzindo todo o diâmetro interno em 1 milímetro, o que evita que a sua impressão possa ficar com um filete branco em torno do disco devido a todas as suas variações de disco, e ainda posicionamento de impressão. Com isto na área gráfica todo o processo é chamado de sangramento ou ainda sangria.

A seguir procure desenhar dois círculos nas medidas tomadas.

No CorelDraw procure segurar a tecla Ctrl para desenhar um círculo determinado, você se quiser poderá desenhar um círculo de qualquer tamanho e depois procure digitar o tamanho desejado em todas as barras de propriedades. Com isto procure centralizar todos os círculos e criar as artes sobre o desenho.