TÉCNICAS DE REDAÇÃO

Para compor um bom texto é necessário saber quais as partes que o compõem e que são imprescindíveis em sua elaboração. Algumas destas partes são vistas na parte de sintaxe. É importante que o aluno saiba bem sobre a notação léxica, a pontuação e a acentuação gráfica. Além disso é muito importante que ele tenha uma boa noção sobre Concordância verbal e nominal. Os itens a seguir são necessários para o aluno uma vez que fazem parte de uma redação.

1.Frase - é qualquer enunciado que transmite uma comunicação. Pode conter ou não verbo, pode ser de uma palavra (palavra-frase) ou de várias. Ex: Silêncio! / Devagar! Ontem cheguei tarde. / Choveu muito hoje.

2.Oração - é uma frase que possui um verbo.
Ex: Vamos visitar nosso avô. / Amanheceu.

3.Período - é uma ou mais orações juntas.
a)Período simples - é o que contém um só verbo, portanto uma só oração. Ex: Ele chegou cedo. / Não trabalhamos ontem.
B)Período composto - é o que contém mais de um verbo, portanto mais de uma oração. Ex: Paulo trabalha e estuda. /Vim hoje, embora esteja cansado.

4.Parágrafo - é o tópico que gira em torno de um assunto. Cada idéia diferente no texto precisa de um parágrafo. Assim o parágrafo pode conter vários períodos ou orações girando em torno de um assunto. Mudando-se de idéia, inicia-se com outro parágrafo.

5.Alínea - antes de começar um parágrafo, devemos deixar uma alínea, ou sejá, um pequeno espaço em branco antes de começar nova idéia.

6.Título - toda redação deve ter um título. O título gira em torno do assunto.
7.Tema - é sobre o assunto que pretendemos escrever. É a base geral da redação, uma espécie de resumo.

8.Conteúdo - é o texto em geral. É o produto daquilo que escrevemos.

9.Pontuação - Toda redação deve ter uma boa pontuação. Para isto devemos escrever períodos curtos e não muito extensos.

10.Discursos - é a maneira de como devemos escrever. Há dois tipos de discursos - o direto e o indireto.
a)Discurso direto: quando escrevemos diretamente as falas das personagens. Para isto devemos iniciar sempre com travessão. Sempre que uma pessoa for falar no texto, deve-se começar em outra linha com travessão.Usamos os verbos na 1a.pessoa do singular ou do plural.
Ex: - Quem está aí, Paulo?
- Não sei, mãe, vou ver.

b)Discurso indireto - quando o narrador fala pelos personagens. Ele vai comentar o que os personagens falaram. Devemos usar os verbos na 3a. pessoa do singular ou do plural. O texto não vem com travessão, mas é necessário usar parágrafos.
Ex:A mãe perguntou ao filho Paulo quem estava lá e ele disse que não sabia,mas que iria ver.
11.Os textos podem ser escritos em:
a)Prosa - A maneira usual de se escrever, com orações longas e curtas, usando diálogo ou não.
b)Poesia - quando for escrita em forma de versos.

12.Disposição do texto:
a)Introdução - é o lançamento da base da redação e serve para chamar a atenção do leitor para ler a redação. A introdução é um lampejo real da redação e não pode ser muito longa.
b)Desenvolvimento - é o corpo da redação, o conteúdo em si. É a maior parte da redação e onde deve ser inserido praticamente todo o trabalho.
c)Conclusão - é o fecho da redação. É o ponto de vista de quem escreve e também não pode ser muito longa.

l. NARRAÇÃO - Está vinculada a fatos reais ou fictícios. É como se fosse contar uma história verdadeira ou inventada. A narração possui 6 partes fundamentais. Pode-se dar destaque a uma ou outra com mais profundidade. Pode ser também em 1a. ou 3a. pessoa. É melhor exigir que se faça a redação em 3a. pessoa, pois o aluno tende a formular, quase sempre, uma suposta biografia quando é pedida uma narração em 1a. pessoa.
1a. *Lugar - Todo fato acontece em um determinado lugar.Ex: em uma casa, no mato, na cidade, na fazenda, na lua, no fundo do mar. Etc. Para achar o lugar num texto, formulamos a pergunta: onde aconteceu?

2a.*Tempo - Todos os fatos acontecem numa determinada época:Ex: de dia, de noite, no ano passado, ao escurecer, há dois mil anos, naquela época, etc.Para achar o tempo em um texto, formulamos a pergunta: quando aconteceu?

3a.*Enredo - É a história em si, como os fatos aconteceram, a sucessão de idéias formando um todo. Para saber o resumo do enredo, fazemos a pergunta: o que aconteceu?

4a.*Ação - é como os fatos vão acontecendo, a maneira como uma coisa vai-se encaixando na outra. São os diversos movimentos dos personagens que vão compor o enredo. Para achar a ação no texto formulamos a pergunta: como aconteceu?

5a.*Personagens - são os elementos vitais do enredo. Podem ser pessoas, animais ou coisas.Para saber os personagens,fazemos as perguntas: com quem
aconteceu?

6a.*Ápice - É o ponto máximo da narração.Toda narração começa com uma história fraquinha, depois vão aumentando os conflitos até atingir um ponto máximo e depois começa a cair até chegar o final. Para achar o ápice de uma narração formulamos a pergunta: qual o fato mais importante?
Exemplo de uma narração:
O CICLISTA
Autor desconhecido
Um funcionário de meia idade, querendo economizar gasolina, resolveu adotar a bicicleta para ir ao trabalho.
Sem preparo físico,vai percorrendo as ruas, sob vaias dos motoristas. Num cruzamento, atrapalha o trânsito a ponto de receber uma tremenda advertência do guarda.
Atrapalha pedestres, mata galinhas, sobe calçadas, entra em bares, machuca-se demais.
Num esforço sobre-humano, o improvisado ciclista consegue ainda avançar mais uns quarteirões.
Por fim, mais morto que vivo, chega ao local de trabalho. Para surpresa sua, não lhe permitem assinar o ponto por estar em condições físicas lamentáveis. A roupa, além de muito suja estava toda suada.O nosso ciclista teve que retornar para casa. E que sacrifício para voltar.

2.DESCRIÇÃO-É descrever um determinado objeto, uma cena, uma paisagem. É como se fosse uma foto do objeto com seus detalhes, seus pormenores. O ambiente é a parte mais importante dentro do contexto. A descrição,atualmente não é muito utilizada, mas ela é importante porque ajuda na construção de uma narração e de uma dissertação. Quase sempre a descrição é feita em 3a. pessoa, exceto se a pessoa vai descrever algo consigo mesmo.

Exemplo de uma descrição:
CECÍLIA
José de Alencar
No pequeno jardim da casa do Paquequer, uma linda moça balançava-se indolenemente numa rede de palha, presa aos ramos de uma acácia silvestre que, estremecendo, deixava cair algumas de suas flores miúdas e perfumadas. Os grandes olhos azuis, meio cansados, às vezes se abriam languidamente como para se submeterem à luz e abaixavam-se de novo as pálpebras rosadas. Os lábios vermelhos e úmidos pareciam uma flor e ligeira exalava-se um perfume formando um sorriso pelo sereno da noite. O seu traje era do gosto mais mimoso e mais original que é possível conceber, mistura de simplicidade. Essa moça era Cecília.
Exercícios:
1.Faça uma descrição de uma bela fazenda em movimento, com seu gado,seu grande pomar, as montanhas em volta, os porcos, o rio, pequenas indústrias, os trabalhadores, a vegetação, etc.

2.Faça uma descrição de uma casa velha abandonada.Ela está no meio de um matagal.Só de chegar perto já se assusta. O que tem em volta dela? E lá dentro?

3.DISSERTAÇÃO - É o tipo de redação mais importante da atualidade. É o tipo de texto exigido nos vestibulares do país.

Consiste em expor um determinado assunto,esclarecendo as verdades que os envolvem. Pode-se discutir opiniões, a problemática do fato. É uma reflexão sobre o assunto discutido, os prós e os contras sobre isto, por exemplo: a fome no nordeste. Discutir porque o nordestino passa fome, por que não chove no nordeste, quais as causas de tudo isto. É o texto em que a pessoa pode dar sua opinião ou sugestão.
Exemplo de uma dissertação:

O NORDESTINO
Marcus Zarini
Se o brasileiro sofre, o nordestino sobre dobrado por ser nordestino e porser brasileiro. No nordeste falta de tudo, até de chuva. As terras estão sempre secas, o mato morto, o gado morrendo de fome, o nordeste faminto. A cada dia que passa mais nordestinos fogem da fome e da seca. Procuram as cidades grandes, onde encontram diversos outros problemas.
Muita coisa deve ser feita no nordeste. A principal delas é combater a seca. Há possibilidades de se levar água ao nordeste todo, através de canalização a partir do rio São Francisco. Milhões são gastos pelo governo todos os anos, mas parecem não pensar muito em fatos reais.Enquanto isto mais o nordestino sofre, mais as terras ficam esturricadas. Os problemas só tendem a piorar.