Quais os segredos para uma boa redação? Eis um questionamento comum entre alunos.  Qualquer estudante gostaria de saber a fórmula para criar um texto rico em argumentos lógicos e convincentes. Mas quando adquire a receita, parece que falta algum ingrediente. Sim, algo não saiu como planejado. Depois de tantas técnicas e regras de redação passadas pelos professores, o cidadão continua com dificuldade na hora de redigir. Têm todas as orientações em mente, mesmo assim o “brancão” permanece. Nervosismo, ansiedade, medo, angústia, suor frio e mãos geladas. A primeira vez é sempre inesquecível. Calma! Cuidado com o pensamento (risos). Estamos falando da arte de escrever. Até parece complicado, mas é fácil como levar uma colher à boca. Depois de meses errando o movimento e derrubando a comida, a criança aprende. Agora pare e pense: o que a fez acertar? A resposta é bem simples, a prática! Sim, você só faz uma coisa bem feita quando tem conhecimento e executa várias vezes.

Recentemente eu falei sobre O PODER DA BOA COMUNICAÇÃO NA POLÍTICA. Um pequeno texto, no qual expus o meu pensamento diante das campanhas políticas que estão ocorrendo por todo o País. Mas embora redigido em poucas linhas, o texto foi escrito e reescrito. Além de ser revisado por uma especialista em português. Viu só, tive que tentar. Depois, ao ler o texto, notei que precisava de melhoras. E, mesmo assim, ainda foi revisado. Agora pare e observe, pratiquei. Sim, não importa se é um bom texto ou não, precisamos escrever. Essa é a fórmula verdadeira. Além disso, acredito que a leitura é de suma importância. Então, lembre-se, leitura e prática, esses são os ingredientes primordiais e essenciais para escrever. Não existem segredos, é só querer. Sempre acreditei que a arte de escrever depende de leitura, conhecimento e prática. Esse é o meu pensamento, mas você não precisa comungar do mesmo.

Sendo assim, a partir de agora, comece a ler bula de remédio, outdoor, cartazes, livros, revistas, jornais e tudo mais que tiver ao seu alcance. Pois dessa forma você irá enriquecer seu conhecimento sobre variados temas e, obviamente, passará a conhecer os mais variados tipos de escrita comum a cada tipo de gênero textual. Bom, depois da maratona de leitura, é hora de colocar suas ideias ou opiniões em papel. Então mãos na massa, ou melhor, na caneta! Afinal, ideias fogem. Notou? Escrever é isso: leitura, prática e conhecimento das regras. Calma novamente! Você não precisa saber de tudo que aborda uma gramática, basta, ao menos, conhecer o básico, hem! Aí diria que esse básico é pontuação, concordância e estrutura. Nesse contexto reafirmo que o ato de redigir é bem simples e, segundo Pablo Neruda, basta “começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio você coloca ideias”

 Portanto fica a dica, leia e escreva mais. Só assim terá condições de redigir um bom texto. Mas talvez você se iluda achando que basta aprender as técnicas, saber o que pode ou não colocar em um texto. No entanto, garanto que elas só ajudam quando se tem base. Caso contrário, não fazem milagres.

POR EPIFANIO SANTOS