Teatro Tobias Barreto
Ali bem no centro de convenções de Aracaju ,surgiu um dos mais modernos teatros do Brasil e quiçá do mundo ,leva o nome de uma grande figura pertencente a intelectualidade sergipana o então poeta ,jornalista ,advogado e deputado provincial Tobias Barreto .Fora projetado pelo arquiteto Rui Carvalho de Almeida ,possui em sua área externa um formato geométrico que pode ser apreciado por todos ,pois ,se destaca contemplando a bela Aracaju com sua beleza.
O teatro nada mais é que um lugar mágico, pois, em si ele possui uma magia que encanta a todos aqueles que sabem o apreciar o vemos como uma casa de espetáculos, uma casa de sentimentos, uma casa de união e uma casa de arte.O nosso Tobias com toda sua modernidade arquitetônica veio nos completar ,pois lá muita arte ainda à de se apresentar .Suas rampas e escadarias revestidas com pedra mineira harmonizam ainda mais essa edificação ,tudo em nosso Tobias tem cheiro ,tem forma ,tem modernidade e tem arte.
Proporciona o prazer a todos que o vê ,é um grande destruidor de audiências ,seja ela da televisão ,seja ela da solidão .O poder de satisfação que o teatro proporciona é inexplicável ,onde muitos desacompanhados vão ,onde muitos que tinham hora de reunião marcada esqueci e vão ,vão em busca do prazer de contemplar uma arte de escutar uma boa musica ou de assistir uma boa peça .Nada melhor do que aprimorar o nosso senso critico ,de melhorar o nosso potencial cultural e ninguém melhor que o teatro e sua magia para tal concretização do nosso senso critico e cultural.Vá ao teatro ,pois ,uma noite que não seria nada pode passar a ser tudo e o nosso Tobias tá ai a sua espera.
Lugar onde se vê ,onde se acontece onde se representa o trágico e o cômico que por muitas vezes não está só lá no palco ,mas também em nosso dia a dia representando a tragicomédia que por vezes a vida é.
Lá o imaginário se reflete nas singularidades contidas em cada ser ,onde quem vê se vê ,em meio as histórias representadas no palco com tamanha profissionalidade de atores que com sua competência sabem sim representar inúmeros papeis ,sabem sim proporcionar criticas e emoção a seu espectador.
No Tobias ,não só a arte de fora podemos contemplar ,pois a arte daqui há de nos encantar seus grupos teatrais ,de dança e musica muito nos alegra com potencial e ternura que em todos desperta.
Embuaça ,Cataluzes ,orquestra sinfônica ,academia Passo a Passo ,Amorosa e muitos outros que cantam ,atuam e encantam nossa cultura popular .Mas os de fora o Tobias a de receber para nossa cultura enriquecer e pra todos aqui aprender é Jorge Vercilo ,Maria Betânia ,Emilio Santiago ,peças de teor nacional ,músicos internacionais tudo vem a acrescentar a cultura que só tem a encantar no Tobias nosso Templo de arte que veio para nos animar.
Pois o teatro em cultura antiga surgiu, celebrando alegria agradecendo aos deuses gregos. e com o passar tornou-se educacional no advento do cristianismo esse fora considerado uma manifestação pagã ,mas no período medieval ressurge com o apoio da própria igreja que o proibiu ,passando a ser um mediador da palavra bíblica apresentando e representando a morte de Cristo.O tempo passa esse foi sofrendo modificações evoluindo cada vez mais ganhado nova roupagem,com atores competentes ,equipe para uma boa organização ,diretor teatral e os fatos históricos começam a influencia ? lo surgindo o melodrama atrelado a essas mudanças marcando assim as evoluções cênicas .No Brasil o tetro chegou com o seu colonizador ,portugueses em busca da imposição de sua religião tendo como carta em sua manga o teatro para catequização dos índios.
Depois de breve historicização do teatro, volto a falar do nosso teatro Tobias Barreto,esse que veio a nos engrandecer ,a nos proporcionar magia e a nos trazer alegria,foi inaugurado no ano de 2002 com verba do tesouro do estado que tinha como propósito possibilitar o incentivoe a cultura local, trazendo a arte a tona resgatando o espírito cultural na capital sergipana .
Vamos sergipanos !,Mova- se ,respire arte ,cultive arte e prestigie o nosso teatro Tobias Barreto, Pois,ele é nosso contemplem a magnífico teatro Tobias Barreto e seus espetáculos e vista a camisa da magia teatral.