RESUMO

 O objetivo desse artigo é analisar a contribuição do supervisor escolar na formação continuada de professores. Realizou uma pesquisa bibliográfica considerando as atribuições dos autores Furasi (2007), Libâneo (2009), Nóvoa (2002), entre outros, que analisam as atribuições do supervisor escolar e como ele pode mediar a formação continuada do corpo docente para o avanço de sua prática pedagógica. Refletir na supervisão escolar é uma empreitada que merece ser analisada e experimentada por todos aqueles que trazem compromisso na formação continuada de professores numa sociedade onde se utiliza a exclusão e a ausência de cidadania, e nesse contexto a função do supervisor escolar é peça essencial para promover e instigar o professor a participar de formação continuada na escola. A formação continuada leva a adaptação da teoria para a prática escolar e o desempenho do supervisor escolar estabelece-se com uma adição de esforços e ações desencadeadas com o significado de cooperar na construção e realização do PPP da escola, também gerar o avanço no processo ensino aprendizagem no resgate de valores na atuação do professor como transformador das práticas pedagógicas, em um espaço coeso e motivado na procura de um ensino de qualidade. 

Palavras Chave: Supervisão Escolar. Professores. Formação Continuada.

 

Introdução

A função da supervisão escolar é gerar e colaborar na formação continuada de todo corpo docente da escola. Na época presente as mudanças científicas e tecnológicas levam a necessidade de um debate ético e valorativo da sociedade apresentando para a escola a importante tarefa de instrumentalizar os professores e educandos para compartilhar das relações sociais e políticas.

Para isso ocorrer, é imprescindível que a escola apresente um líder funcional, designado a motivar e desenvolver na pessoa do supervisor escolar grupos de lideranças que operam, em ambiente de diálogo, para o desenvolvimento profissional das pessoas abrangidas com o processo educacional da escola.

O trabalho do supervisor escolar é observado como ação de apoio para o professor na prática, potencializando seu trabalho de forma a ligar-se de forma efetiva com a conjuntura escolar, aonde vem configurando-se de acordo com a história como uma provocação para os novos profissionais da educação em supervisão escolar.

Hoje em dia na comparação com novos desafios postos, que solicitam uma transformação nos sentidos de ensinar e aprender e do gerir a didática pedagógica da escola para alcançar os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico (PPP), num mundo de mutações, torna-se necessário refletir sobre como se tem atuado as ações do supervisor escolar.

O objetivo desse artigo é analisar a contribuição do supervisor escolar na formação continuada de professores. E a partir desse objetivo geral, fez-se necessário ainda conceituar a supervisão escolar, descrever a função de profissional, sua atribuições e importância no espaço escolar.

Refletir na supervisão escolar é uma empreitada que merece ser analisada e experimentada por todos aqueles que trazem compromisso na formação continuada de professores numa sociedade onde se utiliza a exclusão e a ausência de cidadania, e nesse contexto a função do supervisor escolar é peça essencial para promover e instigar o professor a participar de formação continuada na escola.

Percebe-se que o supervisor escolar na escola deve ter como caraterísticas a inovação, criatividade e flexibilidade, além de procurar alternativas, caminhos e recursos para progredir, e um de seus grandes desafios é a formação continuada dos professores, e ainda necessita trazer ações e força, para resolver, os problemas pautados a autoconfiança da equipe escolar.

Essa pesquisa deu-se pela utilização da pesquisa bibliográfica referente ao tema da supervisão escolar e a sua importância na formação continuada dos professores. Segundo Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Uma de suas características principais é oferecer ao pesquisador uma bagagem teórica variada, contribuindo para ampliar o conhecimento e fazer da pesquisa um material rico sobre o assunto, fundamentando teoricamente o material a ser analisado.