Nos dias atuais é essencial ter uma boa formação profissional e um ensino de qualidade; mas nem todas nascem com a mesma sorte, ou pelo menos com meios de condição.
Muitas pessoas sonham em se profissionalizar em alguma área técnica; pois acreditam que o estudo é a vida garantida, mas nem sempre acontece o que esperam; a exemplo disso podemos citar aqueles que só fazem faculdade para realizar o sonho de algum familiar.
Os que não tem a mesma sorte, aqueles que não concluíram o 2° grau, não conseguem emprego em nenhum lugar, ou se conseguem não são reconhecidos e ainda são discriminados. Certas coisas me deixam indignado como por exemplo: para ser um lixeiro(gari) precisa ter completado o 2° grau; mas pra que tamanha exigência se essa pessoa só vai recolher lixo e não recitar a tabuada. Devia ser uma coisa normal, mesmo não tendo completado os estudos não significa que aquela pessoa não é responsável e competente.
As empresas são ignorantes nestes sentidos; mas isso dependendo da empresa é claro: metalúrgicas são este tipo de perfil que só trabalha lá quem completou a escolaridade; me pergunto pra que isso se a empresa pode colocar dependendo do setor aquela pessoa à trabalhar lá, por que o que vale mesmo é a experiência; mas como estas pessoas terão experiência se ninguém dá nenhuma chance à elas.
O que deveria ser levado em conta é que: talento, ética e experiência não se compra em lugar nenhum: nasce consigo e se ganha ao longo da vida.