Na hora de vender o carro é importante que o proprietário se atende à vários fatores que podem ser relevantes para os futuros compradores ao avaliarem os veículos. Porém, uma ferramenta que pode ser consultada antes de colocar o veículo à disposição dos interessados é a Tabela FIPE.

Por mais que em alguns setores a lei de oferta e procura seja o fator determinante para a definição do preço final de um produto, no segmento de venda e revenda de automóveis não é bem assim. Conhecer como funciona a Tabela FIPE é indicado até mesmo para que os mais apaixonados por seus carros não tomem sustos na hora de uma negociação.

Assim, este artigo mostrará como é possível utilizar a Tabela FIPE a seu favor na hora de vender o carro. Acompanhe a leitura e confira.

Mas o que é realmente a Tabela FIPE?

Com certeza você já ouviu alguém falar que a Tabela FIPE é só mais uma artimanha das concessionárias para comprar veículos seminovos mais baratos. E que os valores mostradas na escala não condizem com a verdade.

Sim, isso é bem normal ainda no dias de hoje, quando a informação já está ao alcance de todos. Mas, o fato é que a Tabela FIPE é criada justamente com o propósito contrário do que acreditam muitos.

A Tabela FIPE é basicamente um compilado de valores dos veículos nacionais. São pesquisados inúmeros valores, em seguida são descartados os números maiores... os menores e todos outros que fogem da realidade do mercado. Com os valores que sobram, é calculado uma média final que irá para tabela.

Mas os valores da tabela não são fixos, pois são feitos novos cálculos todos os meses. Ou seja, Segundo a FIPE, o seu veículo pode valer mais ou menos no mês seguinte.

Como utilizar a Tabela FIPE na venda do seu carro?

A Tabela FIPE pode ser o principal fator de discussão numa venda de carro. Algo que podemos considerar normal, pois geralmente quem deseja comprar quer pagar um valor abaixo da tabela; já quem está vendendo quer valorizar o veículo acima do preço médio.

Logicamente, será muito difícil que apenas um saia muito satisfeito da negociação, o ideal é sempre encontrar um meio termo.

Assim, é sábio utilizar a Tabela FIPE a seu favor com base no raciocínio lógico. Se ocorrerá desvalorização por parte do comprador, coloque um valor que já cubra o desconto a ser feito. Dessa forma você não precisará ficar debatendo sobre preços e o interessado no veículo também se sentirá beneficiado no negócio.

Não esqueça, é sempre importante apresentar os dados da Tabela FIPE para embasar os seus argumentos. Assim você conseguirá mostrar que não está tentando levar nenhum tipo de vantagem e está praticando a média de preço do mercado.

Quais carros geralmente valem mais que a FIPE?

A Tabela FIPE é realmente a principal referência, mas existem alguns modelos de carros que geralmente valem mais do que a tabela indica.

Primeiramente, todos os veículos com menos de 5 anos de uso com até 10 mil quilômetros rodados, podem ter uma valorização maior do que a Tabela FIPE indica. Fora isso, modelos como Honda Civic, Corolla e Honda FIT com rodagem de até 15 mil quilômetros também podem ser barganhados com valores acima da tabela.

Mas, é claro existem contrapartidas. Veículos com quilometragens acima de 100 mil quilômetros ou carros importados costumam receber ofertas sempre abaixo do esperado. E, lógico, para que a situação de valorização aconteça, os automóveis precisam estar em bom estado de conservação.

Conclusão

A Tabela FIPE é uma ótima ferramenta para facilitar uma venda no mercado. Se bem utilizada, as partes envolvidas podem chegar num acordo sem muitas discussões. Porém, lembre-se, não existe uma regra definida, a tabela é só mais um fator de auxílio. O ideal é que o veículo sempre esteja conservado e com a manutenção e a documentação em dia.