TABAGISMO

  • Tabagismo (tabaco do termo caraíba) ou Nicotinismo.
  • O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina.
  • A OMS acredita que o tabagismo deve ser visto como uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal deve ser combatido.
  • O tabagismo vem a ser o uso pelo tabaco, gênero de plantas solanáceas, originária da ilha de Tabago nas Antilhas, cujas folhas servem para fumar, cheirar ou mastigar, e chamada vulgarmente de erva-santa. Deve suas qualidades e o seu aroma a um alcalóide perigoso, a nicotina, de forma intensa, e de forma tóxica quer física, quer emocionalmente falando.

A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4700 substancias tóxicas diferentes, que se constitui de 2 fases, a particulada com nicotina e alcatrão. A outra fase é a gasosa, composta por amônia, monóxido de carbono, cetonas, etc.

Eis alguns agentes cancerígenos:

Nicotina - é causadora do vício

Benzopireno-substancia que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo.

Substancia radioativa-como o polônio 210

Agrotóxicos-DDT

Solvente-o benzeno

Metais pesado-chumbo e o cádmio

Níquel e arsênico

 

O tabagismo causa cerca de 50 diferentes doenças, principalmente as cardiovasculares tais como: hipertensão, o infarto, a angina e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga, e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo facilitando as doenças como a gripe e a tuberculose e compromete também as funções sexuais.

A principal causa da iniciação por parte dos jovens no fumo, antes dos 19 anos de idade (fase da construção de sua personalidade) é a auto-afirmação, influenciados pelas propagandas publicitárias nos meios de comunicação.

No Brasil a lei 10.167 restringe a propaganda de cigarros e seus derivados.

Fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a gestante como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil.

Eis alguns dos riscos: abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, gravidez tubária, mortes fetais e de recém-nascidos, sangramentos.

Um outro problema é o fumante passivo, ou seja, o indivíduo que convive com fumantes e inala a fumaça de derivados do tabaco. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é a 3ºmaior causa de morte evitável no mundo.

A Poluição Tabagística Ambiental (PTA) é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados. E segundo a OMS é a maior responsável pela poluição nestes ambientes.

Eis alguns dados sobre o tabagismo:

-nove mortes por hora

-80 mil mortes por ano

-90% dos casos de câncer de pulmão

-25%de casos de infartos de miocárdio

-40% de casos por derrame cerebral

-10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos nas Américas

-4 milhões morrem por ano no mundo

Alguns métodos utilizados para acabar com o vício:

-goma de mascar com nicotina, como pastilhas que liberam pequenas doses de nicotina diminuindo os sintomas de abstinência.

-Skin paches que são pequenos adesivos que colados à pele liberam mais nicotina

-spray nasal que libera menos nicotina que a goma e o skin paches, porém chega mais rápido ao sistema circulatório.

-inalante que tem a forma de um cigarro, e assim o indivíduo acha que está fumando.

-zyban, é uma droga antidepressiva que auxilia nas crises de abstinência.

 

No Brasil fala-se em fumo, onde se observa que o tabaco é uma planta vigorosa, que pode atingir até dois metros de altura e cujas folhas maiores podem medir de 60 a 70 centímetros de comprimento.

  • O tabaco foi levado para a Europa pelos espanhóis, e hoje em dia é cultivado em quase todos os países, inclusive o Brasil.
  • As folhas de tabaco, depois de colhidas e secas, são submetidas a uma fermentação em massa e transformadas em.
  • 1)pó fino (tabaco de cheiro ou rapé),
  • 2)em filamentos (tabaco de fumo),
  • 3)em rolos (tabaco para mastigar ou mascar).
  •  
  • A idéia de fumar alicerça-se em evitar-se um desprazer e buscar um prazer via oral Eu só me sinto à vontade no escritório, depois que eu fumo um cigarrinho. Onde o fumante busca através deste tóxico entrar num estado especial, escravizado pela química do fumo; mas que aparentemente lhe proporciona um estado de autoconfiança, de poder, de soberania, de status, etc...
  •  
  • O ato em si revela certa sistemática, Você viu só o Júlio como fuma elegantemente, ele fica todo senhor de si, é o ato todo circunstanciado em etapas, retira-se o cigarro de sua embalagem com um requinte. Guarda-se a embalagem, procura um isqueiro ou uma caixa de fósforos, enquanto segura à unidade do fumo, acomete a pessoa uma postura confiante, e em seguida acende tal cigarro. Dando o fumante, em seqüências longas tragadas, e evidentemente longas baforadas, num intuito de se mesclar com algo misterioso e prazeroso todo o espaço físico, todo o ambiente, como que dizendo:- eu sou mais eu.
  •  
  • Parece que o fumo amortece temporariamente questões a serem resolvidas, Ih! Eu não agüento mais esta firma, eles só me sugam, e o salário é muito baixo, mas eu não sei se peço as contas ou não, então vou fumar um cigarrinho.
  • O ato em si parece também tranqüilizar e adiar questões difíceis, questões angustiantes e questões atormentadoras a serem resolvidas pelo indivíduo, que alcança pela nicotina um outro estado emocional, Oh! Eu não consigo ficar sem fumar enquanto não passar o vestibular.
  •  
  • Contudo o fumar, na maior parte das vezes, não produz efeitos psíquicos duráveis permanentes; mas no campo físico e orgânico, podem realmente surgir perturbações das vias respiratórias, faringite, também dispepsia, comprometimento dos vasos sanguíneos, afecções da vista, uma diminuição na capacidade da memória, câncer dos pulmões, etc.
  •  
  • Num aspecto social o fumar parece se incorporar ao ato de conversar com os amigos em uma reunião, em uma festa, em um grupo de trabalho, etc. e o fumante tem algo em suas mãos vazias, e em seu órgão que fala, ou seja, a boca, o tornando menos vulnerável diante dos demais.
  •  
  • A nicotina na maior parte das vezes torna o indivíduo mais propenso à tranqüilidade, porém há pessoas em que a nicotina funciona de maneira oposta, deixando o indivíduo muito mais agitado, mais tenso, Ah! Eu só fico numa boa depois de tomar um cafezinho e de fumar um cigarrinho, Olha só o Juca, ele fuma como uma chaminé, até já pôs fogo no colchão de sua casa. Você viu como o Nilo fuma, ele acende o cigarro, dá duas tragadas, e o cigarro depois vai queimando sozinho.

A Psicoterapia vem de encontro numa ajuda ao fumante, que, efetivamente deseja largar este hábito, fazendo com que sua vida melhore quer emocional, quer fisicamente falando.

Fonte: Inca

 

Os cinco elementos eram: fumo, trevas, fogo, água e vento. Do fumo nasceram os bípedes; das trevas, as serpentes; do fogo, os quadrúpedes; da água, os animais que nadam; e do vento, as aves (Santo Agostinho, de HAERESIBUS, 1707).