Resumo
O vício de fumar durante a gravidez acarreta sérios danos fetais. As conseqüências do tabagismo estão relacionadas à quantidade de cigarros fumados diariamente pela gestante. Ao fumar, a gestante expõe o concepto não apenas aos componentes que cruzam a placenta, mas também às alterações do oxigênio, do metabolismo placentário e do seu próprio metabolismo. Diante do exposto, o estudo tem por objetivo, descrever a luz da literatura as repercussões do tabagismo para o binômio materno-fetal. Esse estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico, sendo realizada em bibliotecas públicas e privadas de instituições de ensino superior que oferecem cursos da área de saúde na cidade João Pessoa ? PB. Foram utilizados livros, revistas de caráter científico, bancos de dados indexados e sistemas de busca on-line, no intuito de responder a questão de pesquisa do estudo, buscando assim alcançar o objetivo proposto. A referida literatura aborda o fato os efeitos prejudiciais do cigarro durante a gestação são provocados pela ação de três de seus principais componentes químicos ? monóxido de carbono, alcatrão e nicotina ? os quais atravessam livremente a barreira placentária. A exposição ao fumo durante a gestação é um forte fator de risco para efeitos teratógenos humanos conhecidos. O útero tem seu suprimento sanguíneo diminuído e, conseqüentemente, a quantidade de oxigênio e nutrientes transferidos para o feto é bem reduzida. O fumo afeta a placenta, a qual não consegue fixar-se satisfatoriamente ao útero. Tais problemas levam ao nascimento de bebês prematuros e influenciam no desenvolvimento de crianças de baixo peso em todas as fases, além disso, o tabagismo é um fator de risco materno para a Síndrome Hipertensiva Gestacional. Conclui-se a presença do tabagismo na gestação é danosa, ocasionando inúmeras repercussões tanto na gestante quanto no ser em desenvolvimento, sendo, portanto, necessário o conhecimento de tais repercussões e aplicabilidade de medidas preventivas ä gestante fumante, no intuito de proporcionar uma boa qualidade de vida a mesma, bem como ao seu filho, durante o período da gestação.

Palavras chave: Repercussões do tabagismo na gestação.

Referências

  1. CHAVES NETTO, H. Obstetrícia Básica. São Paulo: Atheneu, 2005.
  2. BARROS, S. M. O. Enfermagem no ciclo gravídico puerperal. São Paulo: Manole, 2006.
  3. MELSON, K. A. et al. Enfermagem materno-infantil: plano de cuidados. 3ª ed. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso, 2002.
  4. DUNCAN, B. B., SCHMIDT, M. I., GIUGLIANI, E. R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  5. ACHUTTI, A. Guia nacional de prevenção e tratamento do tabagismo. Rio de Janeiro: Vitrô, 2001.
  6. WARREN, E. Conselhos práticos para deixar de fumar. Ano 12, nº 145, 15 de julho, edição portuguesa, Revista de Pós-graduação em Clínica Médica, Medical UPDATE, 2001.
  7. DETONI, M. Guia prático sobre drogas: conhecimento, prevenção, tratamento. São Paulo: Rideel, 2006.
  8. JOHNS, P. Aprovada convenção: quadro no Brasil. Ano 3, nº 28, novembro, edição brasileira, Revista de Educação Permanente em Clínica Geral, Medical UPDATE, 2005.
  9. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.