TABAGISMO
FATOR DE RISCO DE CÂNCER DE PULMÃO

Artigo cientifico como exigência da disciplina TCC do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Nilton Lins (Manaus ? AM)
(2011)

Francisco Juliano Silva *





RESUMO
Os malefícios do tabaco são provenientes, em grande parte, das minúsculas partículas de alcatrão nele incluídas. O cigarro contém substâncias cancerígenas, portanto causadoras de câncer. A fumaça do cigarro é composta ainda de 2% a 6% de monóxido de carbono, um gás tóxico que dificulta o transporte e utilização do oxigênio. Esses compostos também alteram o funcionamento dos microscópicos cílios do sistema respiratório. Como esses cílios têm a função de limpar as vias respiratórias e livrar os pulmões de partículas indesejáveis, tais como bactérias e compostos químicos nocivos, o fumante também é mais propenso a adoecer de doenças respiratórias. Metade dos seis tipos de câncer que mais matam no Brasil tem o cigarro como fator de risco. O objetivo desse trabalho é conscientizar os jovens que o cigarro é um fator de grande risco para o desenvolvimento de câncer no pulmão. Informar que o fumo mata mais pessoas que a AIDS, álcool, o uso de drogas e incêndios combinados. Avaliar o risco populacional atribuível ao fumo nesses tipos de câncer. Informar sobre os sintomas, diagnósticos e prevenção. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Adalberto Valle, situado na Rua São Benedito s/n° Morro da liberdade, Manaus-AM com as turmas do 9º ano do ensino fundamental.

PALAVRAS CHAVES
Câncer - pulmão - tabagismo - risco ? morte.




ABSTRACT
The harmful effects of tobacco are derived in large part on the tiny particles of tar contained in it. Cigarettes contain carcinogens, thus causing cancer. Cigarette smoke is also composed of 2% to 6%
carbon monoxide, a toxic gas that makes it difficult to transport and use oxygen. These compounds also change how the microscopic cilia of the respiratory system. As these cilia have the task of clearing the airways and lungs get rid of unwanted particles such as bacteria and harmful chemicals, the smoker is also more prone to respiratory illness. Half of the six types of cancer that kills more in Brazil has tobacco as a risk factor. The aim of this work is to educate young people that smoking is a major risk factor for developing lung cancer. Report that smoking kills more people than AIDS, alcohol, drugs and fires combined. To assess the population risk attributable to smoking in these cancers. Informing about the symptoms, diagnosis and prevention. The project was developed in the State School Adalberto Valle, located at Street São Benedict s / n Hill of freedom, Manaus-AM with classes in 9th grade of elementary school.

KEYWORDS
Cancer - lung - smoking - risk - death.




1. INTRODUÇÃO
O tabaco é uma erva que o ser humano tem utilizado por inalatória há mais de 500 anos, sendo considerado fator de risco mais importante para câncer de pulmão, bem como para vários outros tipos de câncer. O tabaco é o único agente que, não sendo bactéria nem vírus, adquiriu características epidêmicas pelos malefícios que causa a saúde publica mundial. Morem no mundo, anualmente, 4 milhões de tabagista e 90% com câncer de pulmão. Isso inclui a pessoa que é exposta à fumaça do cigarro dos outros, o dito fumante passivo.
A nicotina é um alcalóide altamente lesivo ao sistema cardiocirculatório e ao sistema nervoso. Ela é responsável pela dependência física, que torna o fumante escravo do tabaco. O mecanismo farmacológico é semelhante ao da cocaína e ao da heroína. Na maioria dos tabagistas, a nicotina-dependência é mais intensa e que provocada pelas outras drogas.
A responsabilidade do profissional da saúde é grande, pois ele exerce sobre a comunidade maior influencia do que se pensa. Por isso quando um médico está com um cigarro entre os dedos, mesmo apagado, ele destrói toda confiança na mensagem sobre a nocividade do tabaco.
O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A mortalidade por esse tumor é muito elevada e o prognóstico dessa doença está relacionado à fase em que é diagnosticada.
A pesquisa será de caráter bibliográfico e de campo, recorrendo-se aos subsídios qualitativos e quantitativos de um estudo que objetiva conscientizar os jovens que o cigarro é um fator de grande risco para o desenvolvimento de câncer no pulmão.
Através de todas essas pesquisas foi usada uma técnica de observação onde se verificou qual a relevância desse assunto na sociedade de uma forma exploratória, visando estabelecer as conseqüências do tabagismo como fator de risco para o câncer de pulmão na sociedade.
O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Adalberto Valle, situado na Rua São Benedito s/n° Morro da liberdade, Manaus-AM com as turmas do 9º ano do ensino fundamental.
O objetivo deste artigo é informar os jovens que o cigarro é um fator de grande risco para o desenvolvimento de câncer no pulmão. Avaliar o risco populacional atribuível ao fumo nesses tipos de câncer e Informar sobre os sintomas, diagnósticos e prevenção

2. CÂNCER DE PULMÃO E TABAGISMO

Nas ultimas cinco décadas, através de estudos tem se demonstrado a relação entre a exposição ao fumo do cigarro e a aparição de diferentes cânceres. O câncer de pulmão é um processo complexo em que há interação de agentes externos com fatores individuais em determinados momento, numa sequência. Esta doença apresenta significativas incidência e mortalidade, em todas as regiões do mundo em que persiste o consumo de cigarros.
.
Entre as causas de morte relacionadas ao fumo temos: câncer de pulmão, laringe, esôfago, estômago, colo de útero e outros, além de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares (IAM e angina) e doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite crônica e enfisema).
O fumo é responsável por quase 90% dos casos de câncer de pulmão. Segundo estimativa para o ano de 2002 do INCA (Instituto Nacional do Câncer), ele foi responsável por 21.425 casos de câncer de pulmão e 15.955 mortes associadas a estes diagnósticos (CÂNCER DE PULMÃO E TABAGISMO OS NÚMEROS SERGIO JAMNIK* / DOUTOR EM MEDICINA, DA DISCIPLINA DE PNEUMOLOGIA DA UNIFESP/EPM)

O câncer de pulmão teve aumento abrupto a partir do consumo do tabaco no mundo. o tabagismo é responsável por 90% de óbitos por câncer brônquico reflete a intima associação dessa neoplasia com o fumo.

Umas das preocupações constantes da Organização Mundial de Saude é a determinação de medidas preventivas adequadas no controle das doenças crônico-degenerativas e, em especial do câncer.
Até hoje foram identificados 4.720 substancias em 15 funções químicas na fumaça do cigarro, das quais mais de 60 apresentam atividade cancerígena.
As principais substâncias são os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos que se formam por pirossíntese ou pirodecomposição pelas altas temperaturas atingidas na ponta do cigarro (950° a 1.050°C); outras substâncias como nitrosaminas voláteis, aminas aromáticas, pireno, fluoranteno, catecol, arsênico, níquel, cádmio, ácidos, fenóis, cresóis, formolacetaldeídos e polônio 210 também são identificadas como carcinogênicas.

2.1 TABAGISMO PASSIVO E CÂNCER

Na década de 1980 surgiram vários artigos sugerindo associação entre a mortalidade por câncer de pulmão em fumantes passivos e o consumo de tabaco em cônjuges. Em um estudo foi comprovado que mulheres não fumantes morreram por câncer de pulmão, devido seus maridos consumir um número considerável de cigarros ( mais de um maço por dia).
Os cânceres do aparelho digestivo (cavidade oral, faringe, esôfago, estomago, pâncreas, cólon, reto, fígado e vias biliares) estão relacionados ao tabaco.

O tabagismo foi outro fator de risco para o câncer gástrico investigado. Foi observado que 16 (66,7%) clientes fumaram ou ainda estavam fumando. Esses últimos indicaram ter o hábito há pelo menos por um período em média de 35 a 50 anos; quanto aos ex-fumantes, referiram ter fumado por um período de 20 a 40 anos. (Rev Latino-am Enfermagem 2003 janeiro-fevereiro; 11(1): 43-8 www.eerp.usp.br/rla CÂNCER GÁSTRICO: FATORES DE RISCO EM CLIENTES ATENDIDOS NOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO TERCIÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA / Jesislei Bonolo do Amaral Teixeira / Maria Suely Nogueira)

O fumo que é inalado diretamente do cigarro, chamado corrente principal, perde pequena fração de seus elementos ao atravessar a coluna de tabaco e o filtro, e cerca de 40% do total ficam nos pulmões; o restante que expirado vai poluir o ambiente.


O fumante passivo representa 3 a 5% de todas as neoplasias pulmonares (SKARIN apud UEHARA et al., 2000)3.
O combate ao fumo está sendo prioridade de instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS). A globalização tem contribuído significativamente para o aumento do consumo de cigarros, particularmente nos países de média e baixa renda, (Rev Saúde Pública 2002;36(2):129-34 129 www.fsp.usp.br/rsp Risco de câncer de pulmão, laringe e esôfago atribuível ao fumo)



2.2 CANCER DE PULMÃO NAS MULHERES

A mortalidade por câncer de pulmão em mulheres nos EUA já é maior que a mortalidade por câncer de mama, ovário e útero junto. Na década de 1980 já havia ultrapassado a mortalidade por câncer de mama. Representa 29% de todas as mortes por câncer na população feminina.
No Brasil, é a segunda causa de morte por câncer em mulheres. No ano de 2006, 9.320 novos casos nas mulheres.
As taxas internacionais de mortalidade por câncer de pulmão entre mulheres são mais variáveis. Esta grande variabilidade decorre das diferenças na incorporação do habito de fumar ao longo dos anos em diferentes países e culturas. Evidentemente, o aumento na incidência de câncer de pulmão na população feminina foi diretamente proporcional ao aumento da prevalência do habito de fumar.
Portanto é necessário conhecer as peculiaridades que envolvem o universo feminino e suas dificuldades em abandonar o habito de fumar. Monitorar a presença de sintomas como a depressão, reforçar medidas para evitar o ganho de peso, traçar estratégias especificas na abordagem cognitiva comportamental e diferenciar a abordagem medicamentosa, são aspectos a considerar para o sucesso na cessação do tabagismo entre as mulheres.

2.3 FUMANTE POR VÍCIO

Cerca de 20% dos fumantes podem ser considerados fumantes viciados. Neste caso o vicio externo visível é sempre expressão de uma perturbação psíquica que lhe serve de base. Com referencia a este fundo psíquico seria desejável que o fumante por vicio, da mesma maneira que o viciado em drogas ou em bebidas alcoólicas, não fosse deixado no abandono entregue a si mesmo.
Para o pulmão fumar representa um esforço especial. Este órgão, como a mucosa dos lábios, boca e laringe, entra em contato estreito com a fumaça. Seu efeito irritadiço provoca primeiro a tosse do fumante ( geralmente não levada a serio) e depois a bronquite crônica do fumante.
As complicações desta bronquite permanecem por muito tempo de pequena monta, mas ela não sara enquanto se continua a fumar. Apesar da tosse suportável e as expectoração moderada, observa-se uma destruição gradativa dos tecidos nas áreas dos brônquios e do pulmão, que reduz o abastecimento de oxigênio do organismo.
Também o câncer do pulmão é como o câncer de lábios ou da laringe, uma doença típica do fumante. O perigo nisto é que também o câncer do pulmão não apresenta complicações no inicio e os sintomas, como tosse persistente, expectoração sangrenta ou perda de peso, só aparecem mais tarde.

O câncer de pulmão é uma das neoplasias com menor taxa de cura, devido às dificuldades de seu diagnóstico precoce. A taxa geral de cura é de 10% e isto se deve ao fato da evolução da doença ser lenta e assintomática, podendo considerar então, um diagnóstico tardio. Grande número de pacientes se apresenta ao médico em estágio avançado da doença (CAPELOZZI, 1998)

3. RESULTADOS

Os alunos obtiveram uma média muito boa de notas, conseguiram absorver bem, todo o conteúdo passado, durante a apresentação. Após a apresentação foi distribuído questionários, para que assim pudéssemos avaliar o grau de conhecimento passado. Tivemos um índice de 82% de acertos e entendimento sobre o projeto apresentado para os alunos.









4. CONCLUSÃO

Acender um cigarro significa detonar uma bomba de efeito retardado, em miniatura, com combustível para queimar durante alguns raros minutos instantâneos de prazer e uma cortina de fumaça e incerteza que envolve a quem ativamente fuma e a quem involuntariamente é atingida.
Pretendeu-se com este artigo esclarecer aos jovens que o cigarro é um fator de grande risco para o desenvolvimento de câncer no pulmão.













REFERÊNCIAS

VIEGAS, Carlos Alberto de Assis. Tabagismo: do diagnostico à saúde pública. São Paulo: Atheneu, 2007.

TARANTINO, Afonso Berardinelli. Doenças Pulmonares. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Apresentação do Programa Hiperdia. Data SUS, Brasília: MS, 2002. Disponível em: http:// www.datasus.gov.br, acesso em 20 de fev. 2008, p.1.

FILHO, Armênio Soares Pereira. Manual para Implantação de Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças. UNIMED ? Confederação das Unidades do Estado de São Paulo, 2006.

Câncer De Pulmão E Tabagismo Os Números / Sergio Jamnik Doutor Em Medicina, Da Disciplina De Pneumologia Da Unifesp/Epm

Rev. Saúde Pública 2002;36(2):129-34 129 www.fsp.usp.br/rsp Risco de câncer de pulmão, laringe e esôfago atribuível ao fumo Rev Latino-am Enfermagem 2003 janeiro-fevereiro; 11(1): 43-8 www.eeep.usp.br Câncer Gástrico: Fatores De Risco Em Clientes Atendidos Nos Serviços De Atenção Terciária Em Um Município Do Interior Paulista / Jesislei Bonolo do Amaral Teixeira / Maria Suely Nogueira

CAPELOZZI, V. L. Câncer de Pulmão: avanços na definição histopatológica. Jornal de Pneumologia, vol. 24, nº5, 322-330, 1998.
CAMARGO, J. J. Tratamento cirúrgico do carcinoma brônquico. In: TARANTINO.
Doenças Pulmonares, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997, 4ª edição, 667-
679.