A alguns anos atrás, chegava a TV digital ao Brasil, seguindo o padrão japonês ISDB-TB, prometendo interatividade, melhor qualidade de áudio e imagem e a chance de substituirmos o já obsoleto sistema analógico.
Muita euforia ao redor dessa inovação tecnológica, muitas expectativas, mas após 4 anos de TV digital, nós ainda estamos engatinhando quando deveríamos estar um pouco mais avançados nessa questão. A tão prometida interatividade ainda não se tornou realidade, ela existe, sim, por meio da internet e não por meio da própria TV, como seria mais adequado talvez, você opinar e participar da programação sem precisar sair do seu sofá. Outro recurso muito interessante e importante que esta muito longe de ser explorado é o T-Commerce, imaginem a possibilidade de com alguns apertos de botões no seu controle remoto você venha a comprar o produto que está passando no comercial, ou então um produto que está no merchandising da sua novela ou do seu seriado, sem precisar se levantar do sofá. Não só tão interessante para nós consumidores, mas também para as empresas anunciantes, que poderiam não só anunciar seus produtos, mas também vende-los ali mesmo.
De fato muitos projetos estão sendo desenvolvidos para a TV digital brasileira, ainda há muito o que caminhar para que haja uma verdadeira interatividade, que mudará de fato a maneira com que assistimos televisão, até lá a única melhora visível será a da imagem e de áudio mesmo, pois estamos andando a passos de lesma em direção à utopia das verdadeiras vantagens da TV digital.
Talvez um certo foco das emissoras e de empresas especializadas nessa área seja necessário, pois é um mercado realmente promissor, a internet tem uma base de usuários muito boa, mas a televisão tem uma muito maior,e que se for explorada de maneira correta pode revolucionar o mercado digital e a maneira como as pessoas compram e também a maneira como as empresas anunciam seus produtos.
o T-commerce abre um leque de possibilidades, mas pelo que parece esse leque permanecerá fechado no Brasil por um tempo, estão prevendo para 2016 a total cobertura analógica no país, e para usufruirmos todas as vantagens que a TV digital pode nos dar, qual será o prazo? 2020? Só Deus sabe.