É bastante comum, atualmente, o uso dos termos sustentatabilidade e desenvolvimento sustentável. E para que essa e as próximas gerações possam fazer uso dos recursos naturais, há a necessidade urgente da preservação dos mesmos.

Para  se conseguir que isso aconteça, é imprecindível que todos os habitantes do planeta estejam inseridos no mesmo contexto: reciclar, reaproveitar e respeitar. E para que alguém respeite a natureza, é importante que haja, antes de mais nada, respeito mútuo entre as pessoas.

Cada um pode e deve fazer a sua parte, de uma maneira simples e fácil, através de ações concretas, como: economia de água e captação da água da chuva para uso sanitário (as prefeituras de algumas cidades, como Curitiba, só aprovam a construção de casas que apresentem esse item na planta); economia de energia, adiquirindo novos e saudáveis hábitos de diversão e entretenimento, que utilizem mais o ambiente externo e menos a televisão; uso da madeira reflorestada, economia de papel, etc.

O progresso pode e deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável, para que a ameaça aos recursos naturais possa extinguir-se.