Com a escassez dos recursos naturais, e a degradação ambiental, surge um novo conceito de gestão focada na sustentabilidade. Seria as empresas preocupadas em investir na preservação do meio ambiente, interagindo socialmente, e assumindo suas responsabilidades, deixando para traz aquela imagem das empresas do inicio do século, preocupada em apenas produzir produtos e serviços. Essa imagem não se encaixa na visão do consumidor atual, ele quer empresas que respeitem o espaço onde ele mora.

Sistema de Gestão Ambiental, bem implantado, tende a proporcionar significantes melhorias nos custos das empresas; consegue racionalizar a aquisição e utilização de insumos e matérias-primas, contratação de serviços e o uso de recursos naturais. Atenua significativamente o impacto ambiental, e proporciona um diferencial competitivo dentro do mercado atual.

Se a qualidade foi à vedete dos anos 90 no setor de serviços, a preocupação com o cenário ambiental deverá ocupar bom espaço no inicio deste milênio. A hotelaria não poderia fugir a esta regra. Cada vez mais tem aumentado o nível de discussão e percepção das pessoas quanto aos temas relacionados com o meio ambiente.

Existe um crescente aumento no número de organizações não-governamentais que baseiam suas atividades na defesa do planeta. O segmento hoteleiro mundial tem atuado nesta área, já há alguns anos, porém com enfoque fortemente na redução de custo e desperdícios. Os hotéis europeus, desde os anos 80, têm usado técnicas para minimizar o uso de recursos naturais, tais como energia e água.  Os hotéis asiáticos também têm sido exemplos de organizações com preocupação ambiental. Muitos hotéis no Japão, China e Coréia têm implementado programas de boas práticas ambientais, com forte enfoque na redução de desperdício e reaproveitamento de materiais. A AHMA – American Hotel and Motel Association - a mais importante entidade americana na hotelaria, tem incentivado seus associados a praticarem programas de gestão nos Estados Unidos. No Reino Unido, a IHEI – International Hotel and Environmental Initiative -  dedica-se ao trabalho de desenvolver em hotéis programas básicos de redução de desperdícios e de uso de recursos naturais. Muitas entidades com este mesmo fim têm nascido nos últimos anos. No Brasil, a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, trouxe ao Brasil um programa chamado Hóspedes da Natureza, baseado no mercado da IHEI do Reino Unido. O programa despertará em muitos hotéis a conscientização para o uso de métodos de trabalho mais adequados, com maios respeito meio ambiente. 

QUAIS AS VANTAGENS DA ADOÇÃO DE SISTEMA HÓSPEDES DA NATUREZA

Economizar energia (bastante atual), água, diminuição dos efluentes sólidos, diminuição do uso de detergentes, reciclagem de material. Conscientizar os funcionários, fornecedores e clientes, para eles próprios difundirem as ações nas suas comunidades e empresas. Poder usar o Selo Ambiental, reconhecido pela UNEP, IHEI e IH&RA, inclusive para o marketing da empresa.