Cada dia que passa somos alertados para situação do nosso planeta, em relação das conseqüências sofridas do nosso meio ambiente. Nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas e de muitos cidadãos.
O consumidor estar cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para a empresa garantir a satisfação dos consumidores ela terá, cada vez mais, que fornecer respostas coerentes a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado sustentável e empenhando-se a atingir resultados positivos a favor do ambiente. Grandes investimentos serão necessários para diminuir as emissões de gases do efeito estufa, adequar às infra-estruturas e enfrentar as prováveis catástrofes naturais. Tecnologias inovadoras para energia, alimentação, transporte e moradias devem ser criadas para viabilizar a sustentabilidade.
O governo precisa estabelecer leis, incentivos e acordos internacionais para estimular empresas a ter um comportamento responsável com o meio ambiente. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade. A idéia da sustentabilidade refere-se à preservação de recursos naturais para atender as necessidades das gerações presentes e futuras. É importante que as empresas tenham consciência de que é parte integrante do mundo e não consumidoras do mundo.
Portanto podemos afirmar que garantir a sustentabilidade, é dar garantia a prover recursos e bem estar econômico e social para a sociedade, mantendo a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da humanidade.