Nos últimos tempos, as seguintes palavra: Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ecologicamente Correto e Empresa Sustentável, ganharam espaço em todos os meios de comunicação, recentemente passou-se a debater muito o assunto dentro dos partidos políticos, principalmente na última eleição do País.
Definir uma empresa sustentável não é uma tarefa fácil para os consumidores que preocupam-se com o assunto, pois os consumidores não conseguem observar visivelmente as práticas das empresas em seus processos internos, já que acontecem na parte interna da maioria das empresas, exemplos são: se os produtos realmente são ecologicamente corretos, como são os tratamento de seus funcionários, a comunidade onde ela esta inserida ou atua, e por fim uma empresa sustentável atua num ramo de produção que é social e culturalmente aceito pelo ambiente humano em que está inserida. A ética das ações e a aceitação dos processos produtivos deve ser plena. Não é possível, por exemplo, dizer que uma empresa que atue com contrabando, seja uma empresa sustentável. Pois, além de moralmente questionável, sua atividade é ilegal e passível de punição. Também uma empresa pode apropriar-se da palavra de maneira fictícia ou por interesses e não se enquadrar dentro do conceito de empresa sustentável. Isso pode acontecer porque é notável que a grande população passou a se preocupar com o meio ambiente, passando a ter consciência, desta maneira classificando o grau de importância do assunto para o planeta.
Alguns dos meios que a população pode utilizar para ficar a par das práticas das empresas, é ficar de olho nas reportagens na mídia, jornais, também é de grande valia que a população entenda que a mesma é fator crucial nessa campanha a favor da sustentabilidade, começando por sua ações, que podem ser através de pequenos e diversos gestos que fazem a diferença, entre elas estão a opção por eletrodomésticos com selo Procel, que aponta níveis de eficiência energética, atentar-se para o consumo de vasos sanitários e chuveiros, se possível, incrementando reguladores de fluxo, o descarte de tintas, lâmpadas, móveis, enfim, tudo deve ser pensado na ótica do correspondente impacto ambiental. Abertura das janelas com frequência ajuda a melhorar a qualidade do ar e evita aparecimento de fungos, procurar interagir com os elementos do edifício pode evitar desperdício, como utilização do ar condicionado em dias frescos, utilização da luz solar ao abrir cortinas, etc., é de grande importância lembrar os principais conceitos da sustentabilidade, quais sejam, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR.
Até o turismo causa imapactos ao meio ambiente, ao viajar é possível adotar maneiras responsáveis, atitudes simples poderão revelar-se como uma divertida maneira de ajudar na conservação do planeta, na hora de planejar uma viagem, evitar vôos com escala,
afinal um grande percentual da emissão de CO2 acontece durante a decolagem e aterrissagem, ou seja, sempre que possível optar por transportes com menor potencial de poluição. Dar preferência as hospedagens ambientalmente responsáveis, que reciclem os resíduos, ou ainda que utilizem sistemas de energia alternativos, como energia solar ou eólica, é uma boa opção.
A utilização de transporte público, andar de bicicleta ou caminhar, são alternativas de transporte ecologicamente corretas. Na necessidade de alugar um carro, optar por veículos híbridos ou com motor flex é uma boa media. Além disso, desligar o motor quando se está estacionado ou parado também é importante, pois isto economizará combustível e reduzirá a emissão de poluentes.
Reciclar é uma atitude cada vez mais comum. Separar jornais, revistas e embalagens do lixo orgânico. Informar-se sobre seu meio de hospedagem, verificando se existe a prática de reciclagem. Se não houver, perguntar o motivo e incentivar essa prática.
Já é visível na sociedade contemporânea a utilização de sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas.
Não é só a preocupação das pessoas físicas com o futuro do nosso planeta que tem feito a diferença, as empresas também passaram a colaborar de uma maneira positiva, realizando campanhas de sustentabilidade vinculadas a suas imagens corporativas, divulgadas em jornais, revistas e televisões. Para o setor empresarial, a sustentabilidade viabiliza novos negócios, com inclusão social, respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os envolvidos, a otimização do uso de recursos naturais e a redução do impacto sobre o meio ambiente.
Temos diversas empresas que adotam diariamente planejamento, controle e execução de sustentabilidade em seus projetos. As empresas Natura Cosméticos e Unilever, serão apontadas algumas de suas ações em prol do meio ambiente.
De acordo com as informaçoes divulgadas no site da empresa, desde 2007, a Natura Cosméticos disponibiliza de um carro movido a gás natural, utilizado para o transporte de funcionários dentro da fábrica de Cajamar. A substituição do microônibus a diesel foi uma das medidas adotadas pela fabricante de cosméticos para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Além de abolir testes em animais, a empresa está, aos poucos, mudando as fórmulas de seus cosméticos, saem de cena os ingredientes animais e minerais (provenientes do petróleo) e entram matérias-primas vegetais. Os sabonetes foram a primeira linha de produtos a passar por essa mudança, em 2005, num processo que a companhia chama de "vegetalização". O sebo de boi, a matéria-prima mais usada antes, foi substituído por óleos vegetais.
A Empresa Unilever Global, nos últimos 10 anos, reduziu suas emissões de carbono em 33%, uso de água em 62%, além de mais de 50% na geração de resíduos sólidos.
Em 2007, comprometeram-se a reduzir em 25% as emissões de CO2 da energia em suas fábricas até 2012. A empresa também apresenta inovações em seus produtos, através de estratégia sustentável, um exemplo é o desodorante Rexona, que, com a eliminação da tampa plástica por meio da criação de um dispositivo que trava e destrava o aplicador, contendo 44% de energia, 37% de água,57% de resíduos e 33% de emissões de CO2, proporciona uma ótima redução da poluição. A mudança da embalagem da Hellmann?s de vidro para plástico, reduzindo o consumo de água para menos de 25%, e o de energia para menos de 24%, oferece um nível de 97% de reciclagem nos resíduos sólidos utilizados no processo produtivo.