SUSTENTABILIDADE CONTEMPORANÊA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Antonio Carlos Filho

Administrador de Empresas, Especialista em Recursos Humanos , Consultor Organizacional e Professor Universitário.

 

RESUMO

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, em questões contemporâneas, é notória a preocupação com o meio ambiente, e os impactos causados pela sociedade, e os seres que nela vivem, e interagem de maneira interdisciplinar, onde baseando no pressuposto de que a educação vem de berço, ou seja vem de casa, dos familiares, e logo nos princípios primordiais da infância , onde é pra ser criado um senso critico, onde entra o Desenvolvimento Sustentável que foi construído a partir de uma visão holística com uma abordagem relacionada à teoria dos sistemas. Os desafios são grandes, porém não são impossíveis  , o que difere um individuo do outro, é sua capacidade de gerir, e superar as barreiras que o cercam, e estamos cercados de desafios que no impõe a enfrenta-los , nesta sociedade, onde impera o capitalismo e um egoísmo gritante, que faz com que o cidadão se afaste da atual realidade, este é o desafio maior do educador contemporâneo , é utilizar das ferramentas que afastam as pessoas, em aliados para uma sociedade justa e sustentável , afim de gerar pensamentos em praticas, para a preservação e a conservação  dos homens e o meio ambiente em que vive.

 

PALAVRAS CHAVE :  SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PRÁTICA SUSTENTÁVEL

ABSTRACT

Sustainability is a term used to define human actions and activities that aim to meet current human needs without compromising the future of the next generations , In contemporary issues , is notorious concern for the environment , and the impacts for society , and beings who live in it , and interact in an interdisciplinary way , which based on the assumption that education comes crib , or comes home , family members, and soon the first principles of childhood , where a critical sense is to be created , Sustainable development was constructed from a holistic view with related systems theory approach . In its most general form , the theory of systems , two systems are considered : the human system and the surrounding ecosystem . The challenges are great , but they are not impossible , which differs from one individual to another , is its ability to manage and overcome the barriers that surround it , and are surrounded by challenges in facing enforces them in this society dominated by capitalism and blatant selfishness that causes citizens to depart from the current reality , this is the biggest challenge of the contemporary educator is to use the tools that drive people into allies for a just and sustainable society in order to generate thoughts in practice , for the preservation and conservation of the men and the environment in which he lives .

KEYWORDS : SUSTAINABILITY , HIGHER EDUCATION , PRACTICE SUSTAINABLE

 

 INTRODUÇÃO

Em questões contemporâneas, é notória a preocupação com o meio ambiente, e os impactos causados pela sociedade, e os seres que nela vivem, e interagem de maneira interdisciplinar, onde baseando no pressuposto de que a educação vem de berço, ou seja vem de casa, dos familiares, e logo nos princípios primordiais da infância , onde é pra ser criado um senso critico , uma mente aberta para questões do âmbito ambiental, como educação ambiental, coleta seletiva, separação de resíduos e sustentabilidade, não iniciativa atual , e poucas politicas publicas que incentivem nossas crianças, pois delas é que surge a ideia principal da sustentabilidade, onde gera –se uma esperança para as futuras gerações.

Em detrimento desses fatos, no qual se refere o artigo, podemos citar como estudo, a Universidade Paulista – UNIP, campus Manaus, do qual sou Docente, onde tive uma grande e rica experiência, onde ministrei durante seis meses do ano vigente (2013) a disciplina Desenvolvimento Sustentável, que tinha como foco as relações entre as ações antrópicas e as mudanças ambientais, com o proposito de criar um ambiente de pensamento crítico frentes as questões ambientais, apresentando caminhos para solucionar os problemas sócio-ambientais, e a de traçar um novo perfil coorporativo com ações sustentáveis que darão resultados efetivos.

Que no decorrer deste artigo , serão relatadas experiências , acontecimentos que agregaram valor e interesse , para a pesquisa no campo das Ciências Ambientais.

 

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO

 

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. (Barbieri,2005).

A prática da sustentabilidade na educação, é recente ao longo dos últimos 20 anos, em razão da dificuldade de transformar este conceito em ações e políticas públicas e diante da reduzida interseção entre as ideias desenvolvimentistas – em que o maior valor é o crescimento econômico e de sustentabilidade --que pressupõe os limites da Biosfera para efetivar os projetos humanos passou-se a utilizar de forma mais global o termo sustentabilidade, incorporando também a dimensão cultural.

A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana. A sustentabilidade, portanto, diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos.

Com os agravantes, e situações iminentes onde os ecossistemas, e ambientes , o habitat , do ser humano e dos animais, a preocupação só aumenta, eis ai a importância da educação ambiental, e sustentável dentre desta geração, que atualmente vive friamente focada nas redes sociais e buscando interesse próprio , esquecendo das futuras gerações  e não praticando atitudes sustentáveis para esta geração.

O papel da educação, neste contexto ambiental, visa a primazia sustentavél, baseado no triple da sustentabilidade conhecido como “Triple Botton Line” , linha de três pilastras, foi criado em 1990, por John Elkington, inglês, fundador da ONG SustainAbility. Essa concepção de tripé de sustentabilidade tem recebido críticas de diversas correntes.

A sustentabilidade, em termos de documentos da ONU(Organização das Nações Unidas) e rascunhos para a Rio+20, gerou uma visão de base para sustentabilidade que tem o seguinte tripé:

  1. Ser economicamente viável;
  2. Ser socialmente justo;
  3. Ser ambientalmente correto.

Esse  tripé da sustentabilidade tem sido considerado um conceito puramente retórico, porém é utilizado como medidor em nível social, ambiental e econômicas em relatórios oficiais de empresas privadas e públicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Inserido neste contexto  social, torna se um paradoxo, devido as grandes relutas vividas pela sociedade contemporânea, a educação básica cada vez mais atingida por falta de recursos , politicas publicas e investimentos diretos e diretos, gerando uma desmotivação em alunos e professores, que não se dispõe a pratica sustentável e ambiental, que exige uma didática diferente , que proponha a eles uma maior interesse.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro das próximas gerações.

Desenvolver pessoas , por si não é um trabalho fácil torna se árduo, devido a paradigmas, culturas e a própria personalidade do individuo que se opõe a mudanças , gerando em si uma resistência a novas tendências e olhares diferentes.

O Desenvolvimento Sustentável foi construído a partir de uma visão holística com uma abordagem relacionada à teoria dos sistemas. Na sua forma mais geral, na teoria dos sistemas, dois sistemas são considerados: o sistema humano e o circundante ecossistema. Já nos modelos específicos, a economia e as instituições sociais são consideradas como sistemas separados Hardi destaca que o Desenvolvimento Sustentável  foi projetado para informar aos tomadores de decisão, à mídia e ao público em geral da situação de desenvolvimento de um determinado sistema, público ou privado, de pequena ou grande escala, nacional, regional, local ou setorial, em relação à sua sustentabilidade(HARDI, 2000).

Trata-se de  uma ferramenta fundamental de comunicação, que pode servir como importante guia para os tomadores de decisão e para o público em geral. O sistema emprega meios visuais de apresentação para mostrar as dimensões primárias da sustentabilidade, fornecendo informações quantitativas e qualitativas sobre o progresso em direção à sustentabilidade

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

O desenvolvimento econômico e a manutenção do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é o grande desafio do século XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

No Brasil, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país. Desenvolvido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2002, tem como objetivo estabelecer comparações entre regiões do Brasil e com outros países, no tocante ao desenvolvimento sustentável. São utilizados dados econômicos, sociais, institucionais e ambientais. O último IDS, apresentado pelo IBGE em 2012, mostrou avanços nos últimos anos no tocante ao desenvolvimento sustentável no país. Porém, ainda estamos muito atrás com relação ao que tem sido feito nos países mais desenvolvidos.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO DISCIPLINA DE ENSINO SUPERIOR

 Como professor Universitário, disseminar conhecimento novo, em pessoas com pensamento já padronizado, com suas ideias e padrões de vida, tendo em vista que a matéria a priori , tem como foco  Apresentar o panorama histórico ambiental, seus conflitos e iniciativas, realizar uma análise do papel dos indivíduos e das organizações na melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida,o novo paradigma das corporações, conflitos e necessidades para a viabilidade deste, as normas que são referências na gestão ambiental.

Na turma da qual foi ministrado a disciplina de desenvolvimento Sustentável, na UNIP, era composta por 70 acadêmicos , que eram divididos nos cursos específicos : Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Qualidade e Gestão em Logística, no primeiro momento  a primeira dificuldade foi a de ministrar algo novo, que no meu âmbito educacional, não tinha ministrado, do qual tornou se um desafio, aprofundando me nos estudos, vi o qual grande e , fantástico era o assunto, e a vontade de proliferar o assunto so aumentava.Os primeiros assuntos ministrados, foram de tamanha relevância, que regem os princípios e nortes da sustentabilidade e questões ambientais propriamente ditas.

A interação dos cursos com a disciplina foi inovadora, e surpreendente, pois o impacto realmente foi explicito a eles, criamos um projeto de viabilidade sustentável, onde o desafio a eles proposto, foi o de implementar um SGA ( Sistema de Gestão Ambiental), em uma organização, para incentivar a pratica sustentável, o resultado, foi alcançado , pois as turmas se emprenharam o mostraram em sala o resultado.

Tive uma iniciativa do qual foi muito relevante, uma visita Técnica a uma Fundação, que se dedica ao trabalho sustentável , FAS ( Fundação Amazonas Sustentável) , A Fundação Amazonas Sustentável tem a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

Por envolvimento sustentável entendemos o conjunto de processos participativos direcionados para a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento das relações da sociedade com os ecossistemas locais, reconhecendo e expandindo seus laços e compromissos sociais, culturais, econômicos, espirituais e ecológicos com o objetivo de buscar a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

 

No dia da visita técnica, foram 30 alunos, sendo que 10 de cada curso, onde formos privilegiados como o evento 2 Intercâmbio de Saberes, que tem como proposito  o encontro de alunos dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Durante uma semana, cerca de 40 participantes visitarão lugares importantes e históricos de Manaus, por meio de uma parceria da FAS com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).  

Participam do evento estudantes das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Juma, Uatumã, Rio Negro e Mamirauá, além da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro. Nesta manhã, os participantes foram apresentados à realidade de outros NCSs, através de uma mostra de vídeos produzida por alunos e professores.

A experiência foi única , e só nos motivou a sermos melhores pessoas e preservar o meio ambiente, e  o quanto os ribeirinhos são beneficiados com suas atitudes sustentáveis, é notório a alegria e a curiosidade de todos presentes no evento, com práticas e atitudes inovadoras para o meio ambiente.

CONCLUSÃO

 

Em relevância a fatores críticos, ou de sucesso, a sustentabilidade e a educação superior devem estar lado a lado, pois com primazia e eficácia devemos formar gestores e indivíduos, com pensamentos e praticas totalmente sustentável e ecologicamente correto.

Os desafios são grandes, porém não são impossíveis  , o que difere um individuo do outro, é sua capacidade de gerir, e superar as barreiras que o cercam, e estamos cercados de desafios que no impõe a enfrenta-los , nesta sociedade, onde impera o capitalismo e um egoísmo gritante, que faz com que o cidadão se afaste da atual realidade, este é o desafio maior do educador contemporâneo , é utilizar das ferramentas que afastam as pessoas, em aliados para uma sociedade justa e sustentável , afim de gerar pensamentos em praticas, para a preservação e a conservação  dos homens e o meio ambiente em que vive.

 

REFERENCIAS

BARBIERI, J. C.; Cajazeira, J. E. R. (2009). Avaliação do ciclo de vida do produto como instrumento de gestão da cadeia de suprimento - O caso do papel reciclado. Simpoi, p. 1-16.

BARROS, R. T.V. (2012). Elementos de Gestão de Resíduos Sólidos. Editora Tessitura: Belo

Horizonte

HARDI, P., ZDAN, T. J. The Dashboard of Sustainability. draft paper, Winnipeg: IISD,.2000.