Motivo de chacota no exterior , nossa desigualdade social é vista pelos olhos de fora como surreal , como pode um país que está entre as maiores economias do mundo figurar entre as 10 piores distribuições de renda do planeta ?

A questão é difícil de se chegar a um consenso mas fica latente que uma das maiores dificuldades está na nossa cultura . Uma cultura secular onde o objetivo é chegar ao posto mais alto deslocando todos do seu caminho, por pura vaidade , só contribui para aumentar esse abismo social , onde não só os mais necessitados sofrem , aqueles que pertencem a casta superior também são caçadores de si próprios , levando suas disputas ao máximo que a ganância e a vaidade podem atingir .

A necessidade de mudança é enxergada também pelos olhos de dentro da nação , mas uma vez fazendo parte dessa cultura surreal e desgastada , tampa-se os olhos e volta-se a cometer as mesmas injustiças e desigualdades . Se por um lado aqueles que regem a sociedade não se preocupam em ajudar , apenas em devorarem os mais fracos e se auto-devorarem , os que não tem voz pouco podem fazer , a não ser se espelharem em quem já conseguiu subir as castas superiores . Casos absurdos como canibalismo já ocorreram , porém depois vem o carnaval , a copa e todos se esquecem do que presenciaram , tornando um fato corriqueiro e normal na sociedade , mas deixando uma profunda cicatriz que parece incapaz de sarar , pois costumeiramente é magoada .

Incapaz de se livrar dessa cultura maldita de devorar sempre que possível o próximo , ficamos presos a reação e alguma atitude de nossos governantes , possivelmente um "pacote" de boas ações e prioridades para ser aprovado será sempre bem vindo , mas ainda assim se remete a discussão da possibilidade de se alterar uma cultura secular que não desenvolveu com a quantidade de conhecimento e informação disponíveis por todos os cantos e se assemelha a uma bola de neve , tende sempre a aumentar .