Hoje a Supply Chain management vem a cada dia sendo usada pelas organizações da logística o conceito vem sendo criado para representar a integração externa da logística pois vem se entrelaçar a coordenação dos fluxos de materiais e de informações aos clientes e fornecedores.

Nos tempos atuais da logística a coordenação tem visão estratégica onde SCM vem a administrar todos os processos logísticos que tratam do fluxo de materiais e informações dentro e fora das organizações.

Segundo BALLOU (2006, P 27) “A logística trata de todas” as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima ate ao ponto de consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o proposito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

A gestão de cadeia de suprimentos, vem almejar a sincronização entre processos de uma empresa e os seus fornecedores para compatibilizar o fluxo de materiais, serviços e informações com a demanda dos clientes RITZMAN (2004, p 232).

Os benefícios do SCM vêm a ser bastante forte para a redução dos custos da organização. Tem como benefícios a:

  • Diminuição dos custos da cadeia produtiva

  • Aumento da produtividade

  • Melhoria o nível de serviço ao cliente

Os processos chaves para esse benefícios são os relacionados como os:

  • Serviço ao cliente

  • Administração da demanda

  • Atendimento de pedido

  • Administração do fluxo de produção

  • Compras e suprimentos

  • Relacionamento com os clientes

Como todo os processos ou tecnologias a ser implantada vem encontrar algumas barreiras dentro das organizações para implantação do SCM.

  • Barreira Cultural

  • Barreira à tecnologia

  • Barreira Financeira

Hoje as grandes organizações usa o conceito e as atividades da Gestão de cadeia de suprimentos para alavancar suas vendas diminuir seus custos, e reter os colaboradores satisfeitos e motivada uma dessas organizações é a NATURA que atua com a venda de cosméticos e produtos de beleza e perfumaria.

A Natura para ter sua gestão de cadeia ela opera em etapas bem definidas como planejamento, compras, produção e entrega. Cada etapa representa um procedimento junto a cadeia de suprimentos como exemplo o planejamento que tem na NATURA com modificação periódica do mix de produtos e implantação do sistema KANBAN nos estoques. Na produção uso de embalagens com menor ciclo de vida, uso de refis de material.

A NATURA na sua etapa de compras possui, preferencia por fornecedores que tem melhores padrões de excelência.

Hoje as grades empresas que adotam o sistema de venda direta, cada vez mais tem investido em logística para diminuição de prazos, ampliando a capacidade de atendimento, suas gestões de estoques tem grande controle ao mesmo tempo em que elabora o plano de produção também é verificada a disponibilidade de produtos em estoques nos centros de distribuição (CD´s), hoje a NATURA empresa no seu controle de estoque duas sistemáticas:

Sistemática de controle por ponto de pedido (Q)

Sistemática de controle por revisões periódicas (P)

Mais a organização utiliza outras ferramentas para auxiliar na gestão é o SAP, Warehouse Management (WM Gerenciamento de Armazém)

Hoje o SCM é maximizar e tornar realidade as potencias sinergias entre as partes da cadeia produtiva de forma a satisfazer as necessidades do consumidor final em mais eficiência, tanto para redução de custos, como através de mais adição de valores aos produtos finais.

 

 REFERENCIAS

 Ballou Ronald H – Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logistica empresarial 5 Ed Porto Alegre BOOKMA 2001

Ritzam Larry P Kratewski, Lee j. Administração da Produção e Operações. São Paulo Pearson Educacatios 2004