Você anda controlando as finanças - aperta aqui, espreme ali - de repente, vai fazer suas compras no supermercado e Bum! Detona o seu precioso orçamento! Quem é que já não passou por uma situação assim?

 Não se desespere, para todo problema existe uma solução. Veja a seguir algumas dicas básicas que podem ajudar você a controlar seus gastos.

Sete cuidados básicos para evitar gastar em excesso no supermercado

 1.       Prepare uma lista de itens indispensáveis

Seja criterioso(a). Verifique honestamente em sua despensa quais os itens indispensáveis que precisam de reposição.

2.       Estabeleça um valor máximo para a sua compra

Observe atentamente o seu orçamento e defina que valor você tem disponível para destinar às suas compras de supermercado e atenha-se a ele.

 3.       Siga à risca a sua lista de compra

Normalmente nós temos uma memória do layout do supermercado que costumamos frequentar. Elabore sua lista seguindo esse mapa mental, de forma que você vá diretamente de um ponto ao outro sem ter a oportunidade de ficar bisbilhotando pelos corredores.

4.       Permita-se a aquisição de apenas um ou dois itens supérfluos em cada mês.

Fazer compras com moderação não impede que, vez por outra, você se dê um mimo. Afinal ninguém é de ferro, entretanto, permita-se comprar apenas um ou dois itens supérfluos a cada mês.

 5.       Não ir ao supermercado próximo aos dias de pagamento

Nos dias que antecedem e sucedem as datas padrão de pagamento pelas empresas, os supermercados tendem a ficar superlotados. Isso acarreta filas enormes através de corredores recheados de tentações! Sabendo disto, evite fazer suas compras nessas datas para não ficar durante horas exposto(a) a esse perigo.

 6.       Não faça compras com fome

Já foi provado que quando vamos às compras com fome estamos muito mais sujeitos a comprar itens supérfluos que apelam à nossa fome ou gula. Sendo assim, evite sair de casa para as compras sem antes fazer um lanchinho.

 7.       Não leve seus filhos pequenos em suas compras

Finalmente, nunca leve seus filhos pequenos quando for ao supermercado. Primeiro, porque é um verdadeiro castigo para os pequenos ficar passeando por intermináveis corredores cheios de atrações sem poder jogá-las todas no chão e ficar brincando, além de ser muito cansativo e irritante para eles. Segundo, porque você terá mais liberdade para ir direto aos seus objetivos sem ter que ficar desviando a atenção o tempo todo e se desgastando com as solicitações dos miúdos. Sem contar que, em alguns casos, as crianças principalmente aquelas cheias de manhas e impossíveis (não necessariamente o seu caso) acabam até por atrapalhar as compras de outros usuários.

Se você seguir estas dicas verá que não é tão difícil assim impedir que seu orçamento seja drenado através das suas compras.