Supere as armadilhas da empolgação

Quero ter o meu negócio! Uma afirmativa muito comum nos meios acadêmicos, nas ruas, nas empresas. São pessoas que nutrem uma vontade de empreender ou simplesmente acham que assim terão sua liberdade financeira. Muito válido esse objetivo de ter seu próprio negócio, pois sem metas não chegamos a lugar nenhum simplesmente somos levados, mas a responsabilidade que envolve montar uma empresa precisa ser analisada e projetada.

Segundo o IBGE, uma média de 48% dos empreendimentos encerram suas atividades antes de completarem 3 anos de vida*. Dados do Sebrae apontam que cada dez empresas abertas, somente três passam dos 2 anos*. Entretanto, mesmo diante desses dados, o número de pessoas querendo empreender cresce a cada dia. Ótimo! Ideias inovadoras, mercado acelerado, empresas buscando melhorar seus pontos mais delicados para atender bem, os produtos e serviços mostram mais qualidade, enfim, o consumidor que sai ganhando.

Então vamos partir para a prática, abrir uma empresa e faze-la sobreviver e lucrar. O empreendedor que deseja abrir um negócio deve partir de um pressuposto que isso é  um projeto. Primeiro passo para construção de um projeto:  identificar o objetivo, para que, para quem, de que forma? Esse objetivo virá seguido de várias ideias. Pegue caneta e papel e escreva, gaste tinta de caneta escrevendo tudo que você deseja que o seu negócio tenha e seja. Deixe se envolver em um brainstorming, uma chuva de ideias que te fará visualizar o projeto.  Depois de tudo no papel, coloque em ordem de prioridade, será o início do planejamento, como por exemplo:

  1. 1.      capital - quanto vou gastar, quanto tenho para gastar e quanto posso? Precisarei de empréstimo? Quais taxas mais atrativas? Quanto tempo para pagar? E assim adiante.
  2. 2.      Qual ramo? Tenho concorrentes? Como é a negociação com os fornecedores? Qual o interesse dos consumidores?

E assim adiante...

Invista em pesquisar o ambiente externo, vale conversas informais, ouvir outros empreendedores, viagens para conhecer outros segmentos, andar pelas ruas observando ao redor, e mais importante, escutar os consumidores.

Nesse momento você já será capaz de identificar se há uma oportunidade interessante que valha o investimento ou não. Aqui, você terá mais chances de não cair nas armadilhas da empolgação, da vontade e do otimismo.

O ideal é “gastar” seu tempo, que na realidade é investimento, com planejamento e pesquisa, do que investir de forma errada, afoita, e posteriormente amargar prejuízos e frustrações.

Sonhe de forma consciente! Os sonhos nos movem, nos motivam a dar o próximo passo.  Mas coloque foco! Ele te permite empreender com responsabilidade.

*Dados revista Pequenas Empresas Grande Negócios fevereiro de 2014