Edson Silva

Peculiaridade, hábito, tradição e cultura se diversificam entre os povos do mundo, mas tem coisa que pode mudar. No Brasil, por exemplo, todos poderiam contribuir e manter as ruas limpas. Na década de 70, precisamente em 1972, portanto há 39 anos, foi criado, por Ruy Perotti, o personagem "Sujismundo", que tinha muito espaço publicitário nas rádios e TVs com objetivo de conscientizar a população a não jogar lixo em ruas e a adotar medidas de higiene em geral.

Em forma de desenho animado, o personagem (desorganizado e anti-higiênico) se colocava em situações constrangedoras ou insalubres provocadas por suas atitudes. A campanha do Governo Federal (na época Ditadura Militar) tinha o slogan: "Povo desenvolvido é povo limpo". O personagem tornou-se popular, mas apesar dos defeitos de conduta caiu foi na simpatia da maioria da população, que parece até hoje querer é imitá-lo, e não censurá-lo, por seu péssimo hábito de jogar lixo em ruas e calçadas.

Exceto pelo milagre da internet, o personagem está extinto da mídia, mas infelizmente e passadas quase 40 décadas, o que vemos de maneira generalizada são seguidores do "Sujismundo". Alguns agem na calada da noite e outros, sem qualquer pudor, agem às claras e jogam papéis, entulhos, galhos, copos e garrafas plásticas em ruas, calçadas, terrenos ou encostas de rios. Assim não há varredores ou arrastões contra a dengue que dêem conta de tanta sujeira.

Desta forma, muitas vezes o Poder Publico se vê como "Sísifo" (da Mitologia Grega) que foi condenado eternamente ao inútil trabalho de rolar enorme pedra até o cume da montanha, mas toda vez que chegava ao topo, a pedra rolava montanha abaixo e a missão voltava ao zero. Estranho e preocupante na atualidade é que muitos que reclamam de falta de limpeza são os que contribuem para que esforços de limpeza sejam trabalhos de "Sísifo", pois as mesmas sujam lugares minutos após eles serem limpos. Vá entender!?

Edson Silva, 49 anos, jornalista, assessor de imprensa da Prefeitura de Sumaré

[email protected]