O Sugar CRM CE possui Perfis e Grupos de segurança que se usados corretamente conseguem atingir quase que 100% de todas as exigências de segurança, independente do ramo e tamanho da empresa.

O perfil de segurança é indicado para separação das funções e níveis de acesso e o Grupo de segurança é ideal para quando se possui outras unidades de negócio independentes, filiais, ou divisões da mesma empresa, por exemplo, na empresa X temos duas filiais e em cada uma temos um departamento comercial composto por três vendedores e um e um diretor que responde pelas duas filiais. E a regra nesta empresa é que os vendedores devem ver apenas os seus próprios clientes e oportunidades, deste modo impedirá um atrito entre vendedores devido à exposição de números de faturamento e dados de Clientes. Os gerentes devem ver apenas os clientes e oportunidades dos vendedores que estão dentro da sua filial, deixando a parte gerencial mais clara e facilitando a criação de relatórios. O diretor deve ver todos os clientes e oportunidades dos vendedores das duas filiais a qual administra. Neste caso como devemos organizar a segurança no sugar?

Primeiro, devemos criar Três perfis de segurança chamados Vendedor, Gerente e Diretor. Para o primeiro grupo devemos colocar nas ações que eles só devem editar, listar, excluir e exibir apenas “proprietário” e no segundo e terceiro perfil devemos colocar “grupo”. Mas pera, o perfil gerente e diretor estão idênticos, isso porque não criamos os grupos de segurança.

No caso da empresa X devemos criar um grupo de segurança para cada filial e dentro de cada grupo devemos selecionar (criar um relacionamento) os três vendedores e o gerente da filial mais o diretor.   

No final perceberemos que o diretor está em ambos os grupos e como definimos que ele pode editar, listar, excluir e exibir “grupo” ele poderá todas as atividades dos “usuários” que estão dentro dos grupos a qual pertence, neste caso as duas filiais. O gerente por sua vez também tem suas ações definidas para “grupo”, mas como só está dentro de um grupo/filial só vê as atividades dos três vendedores relacionados.

Esse exemplo citado é comum na maioria das empresas que utilizam o Sugar CRM CE, mas existem muitos casos aos quais devemos adaptar a ferramenta a um organograma mais complexo.

A ferramenta de grupos de segurança não é padrão na instalação do Sugar CRM CE, mas pode ser adquirida gratuitamente e instalada separadamente como modulo.

A CBR Consultoria além de utilizar das ferramentas citadas, desenvolveu algumas outras funcionalidades como a Segurança de acesso que Limita tentativas de logon por usuário e por endereço IP, evitando assim invasões ao sistema por usuários desconhecidos. Oferecemos também dentro desse módulo, relatórios sintéticos e detalhados sobre o uso que os usuários em geral estão fazendo do Sugar CRM CE. Para maiores informações acesse: http://www.cbrconsultoria.com.br