A rotina que ganha a formação de todos os indivíduos de nossa sociedade moderna é quase sempre a mesma. Investimentos em educação, cobranças por boas notas, vestibulares, curso superiores, línguas estrangeiras, um bom emprego, crescimento meteórico e por ai vai...

Esse modelo de sucesso não é novo, porém, a cada dia, ganha mais contornos de politicamente correto, como única opção viável para uma vida feliz.

Há muito, já se enxerga com outros olhos a velha máxima de “fazer o que se ama...”. Hoje, até mesmo, “fazer o que se ama”, somente faz sentido, caso isso traga bons retornos financeiros e de elevação social.

Entretanto, muitos se perdem no caminho e em busca do meio, afastam-se do “fim” almejado que seria o bem estar e a felicidade. E em virtude disso, cada vez mais surgem os reféns dos consultórios psiquiátricos, buscando por meio da terapia entender, porque o sucesso na carreira não foi acompanhado do sucesso na família, ou então, como a realização profissional não trouxe a realização pessoal...

Muitos destes se enquadram no perfil de grandes executivos, empresários, prestadores de serviços da mais variadas áreas, que em alguns casos, trabalham até com aquilo que sempre sonharam, mas que, não conseguem enxergar o ponto final que levaria ao sucesso pessoal...

Fato é que pensamos em uma vida de realizações... traçamos uma meta na qual o objetivo final é sempre a felicidade, como se esta, fosse um bem tangível. Ocorre, porém, que a realidade não se revela nesta premissa.

Qual seria a solução para este dilema metafísico?

Difícil dizer, impossível afirmar. Certo é, que a frustação pela elevação de metas não deve causar sofrimento e sim, traduzir-se em mais motivação...  A realização pessoal não pode se equiparar a uma paz espiritual de cunho permanente. Citando Machado de Assis, esta paz, somente pode ser almejada por aqueles que já habitam os campos santos.

Quanto mais o objetivo se aproxima, mais longe estamos de nossa realização pessoal. E assim deve ser, lei natural que nos afasta de quem queremos ser e que nos conduz para um estado de evolução permanente.