Marlene Monteiro*

A boa apresentação para uma entrevista de trabalho requer atenção a aspectos físicos e mentais. Se eles forem satisfatórios, o sucesso será garantido. Aspectos físicos estão ligados diretamente ao corpo físico, à vestimenta, à postura corporal. A eles se convencionou chamar de “boa aparência”, o que não pode nem deve ser confundido com beleza. É possível aparentar bem, sem ser necessariamente belo.

A boa aparência significa apenas estar adequadamente vestido (mesmo que as roupas sejam modestas), trazer os cabelos bem penteados, os sapatos limpos e a maquiagem (se for o caso) discreta. A discrição física é, na verdade, a tênue cortina que separa o lado físico do mental, ao mesmo tempo em que os emenda.

Por sua vez, os aspectos mentais incluem a tranquilidade e a segurança de expressão. Ambos esses estados são indispensáveis e estão intimamente ligados. A fim de adquiri-los, o indivíduo deve tornar-se um comunicador natural, espontâneo, desinibido. E para conseguir essa transformação só existe um caminho: desativar os bloqueios psicológicos que atormentam quase todos os seres humanos a ponto de as pesquisas científicas já haverem constatado que a maioria das pessoas tem mais medo de falar em público do que da própria morte!

Atingir o objetivo da boa expressão pressupõe buscar o auxílio de especialistas. Embora poucos, existem cursos de Oratória ministrados por psicólogos verdadeiramente experientes que focalizam, em primeiro lugar, a questão do desbloqueio emocional. Uma vez que a pessoa esteja livre dos empecilhos de caráter emocional, a título de “acabamento” esses cursos ministram as técnicas de Oratória propriamente dita, e o resultado é simplesmente fantástico!

Bem apresentado fisicamente e devidamente preparado do ponto de vista psicológico, o candidato a uma entrevista com qualquer finalidade — emprego, concurso público, negócios ou qualquer outra — só terá pela frente a possibilidade única do êxito sem limites.

*Marlene Monteiro é Psicóloga, Psicoterapeuta e Hipnóloga, Master e Trainer em PNL, com certificação internacional, e membro da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística.