O caminho que muitos percorrem é o da procrastinação, este por sua vez os conduz ao abissal lamacento do fracasso, levando consigo feridas que nunca irão cicatrizar.

Procrastinar é permanecer imóvel perante as oportunidades que a vida majestosamente oferece a todos sem distinção alguma e ainda assim é permitido que tal acontecimento lhe escapula das mãos como um peixe escorregadio ainda dentro d'água.

É tolice contar com a sorte a vida inteira. O caminho do sucesso precisa ser conquistado a ferro e fogo, é preciso estar atento as oportunidades e ser ligeiro para agarra-las. 

Entender de uma vez por todas que a vida não espera e tomar decisões imediatas diante as boas oportunidades é o primeiro passo inteligente para alcançar o sucesso.

Não terá o bolo do rico o mesmo sabor e textura do seu se seguir a mesma receita utilizando os mesmos ingredientes e modo de preparo? Então, o sucesso está ao alcance das mão de todos que se voltem para ele e que se valham das experiências daqueles que já o alcançaram.

É possível ao mais desafortunado conquistar um desenvolvimento pessoal plausível desde que este siga o caminho já trilhado por muitos vencedores. Existem histórias incríveis de pessoas de sucesso que começaram do nada e hoje herdam uma fortuna incalculável e são bem sucedidos. O invejável Silvio Santos é um destes homens que partiram praticamente do zero e construíram um império. Temos também o David Camelô que ainda morando na rua transformou 12 reais em milhões e hoje é um homem bem sucedido.

Será que esses dois exemplos foram agraciados com a sorte ou simplesmente encontraram e seguiram a receita do sucesso? Respondo sem medo de errar que eles com muito trabalho e dedicação seguiram a receita e se deram bem.

Existe uma receita para o sucesso sim, que pode ser seguida por qualquer pessoa independente de credo, raça, cor, grau de instrução, etc.. É uma receita simples, mas não tão fácil. Os que buscam por riqueza fácil, facilmente a perderá e isso é fato.

É preciso percorrer um caminho, conquistar etapa por etapa o sucesso financeiro. É preciso alcançar o desenvolvimento pessoal antes de mais nada e isso não é fácil.

Precisamos, queiramos ou não, construir uma rede de pessoas e relacionamentos durante a caminhada, simplesmente porque não é possível se desenvolver isoladamente. O próprio Sílvio Santos criou uma rede de pessoas a trabalhar para ele todos os dias e com isso lhes render uma fortuna. Seja na sua emissora televisiva ou em suas outras empresas. Ele é um homem visionário, entendeu que enquanto tiver pessoas trabalhando para ele todos os dias, ele estará enriquecendo todos os dias, esteja dormindo ou acordado.

Se você após seguir a receita do desenvolvimento resolve abrir um restaurante por exemplo, irá ganhar mais dinheiro se poupar e investir em mais restaurantes, em uma rede de restaurantes.Se resolve fazer parte de um sistema de Marketing Multinível, deve então investir numa rede de pessoas. Isso porque o dinheiro está na rede e não no indivíduo isoladamente.

George Samuel Classon, em seu livro "O homem mais rico da babilônia, aconselha que todo homem para creser deve reservar um décimo de tudo o que ganha e com ele gerar sua fortuna. Diz também, que o homem que não paga a si mesmo é um tolo e isso é verdade.

Outros livros ainda muito interessantes e que certamente ajuda no desenvolvimento pessoal e financeiro das pessoas: Pai Rico, Pai Pobre e O Negócio do Século XXI de Robert T. Kiyosaki, dentre outros.

O desenvolvimento pessoal e financeiro requer mudanças de hábitos e hábitos nem sempre são fáceis de serem mudados, é preciso desempenhar algum esforço.

Comece hoje mesmo a mudar sua vida para melhor e essa mudança deve ocorrer primeiramente dentro de você. É preciso querer e agir. é preciso buscar conhecimento contínuo e o resultado com certeza chegará para todos da mesma forma quão belo e saboroso se torna o bolo quando se segue a mesma receita.