José Lucas da Silva

[email protected]

Leandro de Souza Alves

[email protected]

Lucas Aparecido da Silva Lourenço

[email protected]

Mayara Cristina Pereira

[email protected]

Reinaldo Luciano de Oliveira Pires de Souza

[email protected]

Vitor Hugo de Oliveira

[email protected]

 

Professora Orientadora Dra. Eliane Cristina Gallo Aquino

Professor Co-orientador Msc. Renato Augusto Nascimento

 

Resumo
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e existem diversos estudos que propõem substituição dos seus constituintes, visando uma possível melhora na resistência ou durabilidade e a reciclagem de alguns materiais, tal como a substituição do agregado graúdo por vidro de mesma granulometria, o qual possui composição química similar a areia. Este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar concretos produzidos através da substituição da brita pelo vidro. A utilização do vidro em substituição à brita baseou-se na confecção de concretos com quatro proporções distintas na relação vidro x brita, sendo que adotamos como traço base a razão de 1: 2,6 : 3,8 : 0,7.
Palavras-chave: Concreto. Vidro temperado. Brita.

Introdução
Essa pesquisa científica deteve-se em analisar e caracterizar concretos produzidos através da produção de concreto adotando a substituição parcial da brita pelo vidro temperado reciclado. A utilização do vidro temperado à brita baseou-se na confecção de concretos com quatro proporções distintas na
relação vidro x brita, sendo que adotamos como traço base a razão de 1: 2,6 : 3,8 : 0,7.
Os resultados foram obtidos a partir de ensaios à compressão simples, no qual se avaliou a resistência. Com esses dados, pode-se avaliar de forma criteriosa a substituição da brita pelo vidro temperado e quão importante essa substituição pode vir a se tornar para a construção civil. Dos dados obtidos (Tab. 1 a 5), o que mais se mostrou eficiente foi o denominado Grupo 5, que foi o conjunto dos melhores resultados de todos os grupos. O Grupo 3, também, obteve boas propriedades mecânicas. Porém, os demais grupos, apesar de não terem obtido grandes resultados, mostraram-se, ainda, de boa utilização para fins não estruturais. Sendo assim, concluiu-se que a substituição da brita pelo vidro em proporções adequadas pode ser uma maneira de reduzirmos os descartes irregulares e o uso contínuo dos recursos naturais.