Substituição de Acordes com V7
Publicado em 26 de dezembro de 2012 por Marco Tulio Gonçalves da Rocha
A Graça e a Paz meus amigos e irmãos.
Estou escrevendo este artigo, pois tenho visto que em muitos lugares o qual eu passo ministrando louvor, percebo certa limitação aos músicos de muitas igrejas.
Essa é a primeira dica que deixarei, das muitas que passarei a postar por aqui, para auxiliar e ajudar à quem eu puder, no contexto musical (instrumental) das igrejas.
Vamos ao tema!!!
Quando tratamos de acordes com sétima (C7, D7, G#7...) falamos de uma acorde que, fora da tendência do Blues, que é caracterizado por acordes dessa formação, tem a característica de preparação, para um acorde que está uma quarta justa ascendente.
Veja:
4/4| C | C7 | F |
4/4| E | E7 | A |
Esse tipo de acorde, quando encontrado nessa condição de preparação, pode ser substituído pelos seguintes acordes: m7, 7/9, 7(b9).
Vejamos:
Exemplo 1)
4/4| C | C7 | F |
Substituição:
4/4| C | Gm7 C7/9 | F |
Exemplo 2)
4/4| E | E7 | A |
Substituição:
4/4| E | Bm7 E7(b9) | A |
Pratiquem!!!
Espero ter ajudado.
Abraços.
Marco Tulio Gonçalves da Rocha (Markhynhos)
[email protected]