Jo 15: 1-8

"Dar frutos"


Jesus quando contou essa metáfora ele usou alguns símbolos.

(Jo 15:1 a) "Eu sou a videira", Jesus é essa videira.

(Jo 15:1b) "E meu Pai é o agricultor ou lavrador". Deus é o agricultor.

(Jo 15:6b) "Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem". VOCÊ É ESSE
RAMO!

"Podar é limpar", o ramo que não dá fruto o agricultor corta, mas aquele que dá fruto Ele limpa para que dê mais fruto ainda. Queira ser melhor sempre!

Os passos para serem limpos:

Permitir a limpeza do Pai (primeira parte deste estudo)

(Lc ?18:40-42)
40- Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,
41- Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
42- E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.
Jesus sabia o que aquele homem queria, mas quando ele falou:
SENHOR EU QUERO VER, Ele permitiu a cura.

Quando o Rei Davi em (Sl 51) confessa a Deus o seu pecado, ele também permite ser tratado, limpo por Deus.
Quando permitimos ser podado não escolhemos a ferramenta e nem a maneira que o lavrador (Deus) vai agir conosco, simplesmente deixamos ser conduzido aos cuidados do amado Espírito Santo.

Deus não vai fazer nenhuma limpeza se você não quiser. Essa limpeza só acontece quando você permite. Deus não força, Ele quer ver a sua disposição em dizer: "Senhor, venha me limpar, pode fazer a faxina geral eu estou aqui para ser limpo para dar mais frutos e não ser cortado".
Limpeza dá trabalho, mas é necessário retirar o velho para o novo entrar. Quando começamos a limpeza no exterior, sentimos a necessidade de limpar o interior, ambos estão ligados.

PERMANECER. "Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês" (Jo 15:4).

(Jo 15:4-7)

4- Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

5- Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse
dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6- Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e
secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

7- Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós,
pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Um dos primeiros passos para nós experimentarmos a limpeza de Deus é permanecer.

A palavra "chave" desse texto é PERMANECER N?Ele, permanecer é ficar, e não abrir mão de estar ali, fazer do lugar moradia. Exemplo: Você está em sua casa e lá permanece porque é a sua moradia, você não fica mudando TODO O DIA de uma para outra se não ela deixa de ser casa.

Permanecer DEMONSTRA FORÇA DE VONTADE, por isso que Jesus falou: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós". Essa é à parte mais difícil, mas Deus nunca nos cobra algo que seja fácil de realizarmos, ele conhece nossa humanidade e sabe o quanto somos fracos em "permanecer".

A palavra permanecer é opcional, se você quiser.(o texto diz: "SE"...)

Quando decidimos permanecer em Deus liberamos as nossas vidas para Ele trabalhar.

Permanecer nos fala também de manutenção, fala de insistência, de luta, de não voltar atrás, é vivenciar o que a bíblia nos diz.
Permanecer em Deus é muito mais do que estar na igreja, é muito mais do que ir aos cultos, permanecer em Jesus é dar liberdade para Ele permanecer em você.

O resultado é excelente quando permanecemos e permitimos que Ele faça essa limpeza.
Quando damos fruto aqui na terra o nome de Deus é glorificado.
Seremos conhecidos como discípulos do Senhor por causa dos frutos. (Jo15:8) "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos". Só é discípulo de Jesus quem dá muitos frutos.
Quando deixamos de dar frutos somos cortados da videira o nome de Deus é envergonhado, somos apontados por muitos, precisamos frutificar para que o nome de Deus seja glorificado!!!

A limpeza de Deus é pesada, e o processo dá trabalho, se for necessário Ele joga tudo abaixo para reconstruir de novo. A limpeza começa dentro de você, não adianta limpar o exterior se o interior está cheio de lixo.(Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" Mt 4;4.


"Para limpar uma casa, um ambiente, requer-se muito trabalho daquele que está disposto a viver o novo de Deus".

O novo de Deus requer esforço (Mt 9:17) "Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam".

O vinho novo se derrama em odres novos e tem que passar pela limpeza e a limpeza doem, porque fala de purificação e com ela vem às lutas, vem provação, situação adversa, por isso que dói.

(Rm 8:28) "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Todas as coisas cooperam, não só as boas como as ruins também. Tudo o que você está vivendo, se você ama a Deus irá contribuir para o seu bem, seja o que for, faz parte da limpeza.
Quando você começa entender que até mesmo as coisas difíceis e ruins cooperam para o seu bem, você já está vivenciando a limpeza de Deus. (Jo 15:3) "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado".

Você foi chamado para dar frutos que permaneçam!!!