Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, reebeu na quinta-feira, um telefonema do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

 Comunicado do Gabinete Real informou que Ban Ki-moon expressou, durante o contato com a Sua Majestade o Rei sobre o agradecimento pelo papel ativo e construtivo do Reino pelo apoio à agenda das Nações Unidas, seja na manutençao da paz, ou na promoçao do desenvolvimento humano e na luta contra a intolerância e ao extremismo.

 O comunicado acrescentou que Sua Majestade o Rei sublinhou ao Secretário-Geral o apoio do Reino para a implementação das prioridades atuais e futuras da Organização das Nações Unidas, incluse aqueles relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, depois de 2015, bem como as relacionadas com as mudança climática e re-elaboração das operações de manutenção da paz.

 O Comunicado salientou que, em relação à questão do Saara marroquino, informou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas a Sua Majestade o Rei que ele considerou, como deveria, as notas e as observaçoes de Marrocos, dando garantias firmes em relação à neutralidade, objetividade e imparcialidade dos responsáveis encarregados das Nações Unidas para facilitar a missão da ONU.

 Ban Ki-moon explicou também que MINURSO continuará o seu trabalho no pleno respeito da sua missão atual.

 O Comunicado concluiu que, com base nas explicações expressas e garantias prestadas, Sua Majestade o Rei sublinhou para Ban Ki-moon o compromisso do reino para apoiar o trabalho do enviado pessoal e cooperar com os responsáveis encarregados pelo Secretário-Geral para este efeito.