Desde criança, aprendemos em casa e na escola a seguir instruções e estabelecer o respeito pela figura de autoridade. Mas, em muitas situações, esses ensinamentos foram falhos, porque eles não conseguiam aproveitar a motivação interna das crianças. A regra era seguir ordens sem fazer perguntas.

Imagine trazer isso para o lado dos negócios. Você, como líder de uma equipe, fazendo todos seguirem estas mesmas regras, formaria uma equipe desmotivada (mas obediente), e não futuros bons líderes. Certamente não é a maneira que você queira treinar seus sucessores, não é?

Como líder, se você achar que o seu estilo de trabalho de delegação é limitado para "o chefe diz", você deve isso àqueles que seguem seus passos e apenas fazem o que for preciso se forem demandados, não tendo um pingo de iniciativa. Idealmente, o seu papel como líder é não só garantir que seus seguidores estejam se saindo bem, mas entender por que eles precisam executar tal coisa bem e terem o desejo de trabalhar.

O segredo é: motivar sua equipe, e não fazer com que te obedeçam.

A melhor maneira de utilizar suas habilidades de liderança para motivar seus funcionários, seus filhos ou qualquer outra pessoa que lida com você é definir o tom certo em tudo que você faz. Você deve entender que as suas funções dependem de sua suposição de que você sabe o que está fazendo. Você tem que transpirar confiança em tudo que faz, assim terá uma equipe que não tem medo de arriscar, e está sempre disposta a tentar de novo.

Embora a maioria dos líderes queiram ser perfeitos aos olhos de quem representam, eles não são. Fingir ser um modelo de perfeição brilhando é uma mentira. Você tem que abraçar suas falhas.

Ser motivador é uma experiência incrivelmente gratificante e que deixa um impacto duradouro, que uma vida de obediência nunca poderia proporcionar.