SUA EQUIPE ESTA ANDANDO EM CIRCULOS?

Equipes inteiras, juntamente com seus lideres, andando em círculos são comuns no nosso dia-a-dia. È fácil encontrar equipes com falta de foco, distraídas, sem comprometimento, com medo de ir a campo, que não dão valor a sua profissão e a seu produto, equipes que preferem dar ouvidos aos noticiários de crise. Enfim, essas equipes que “saem do nada e vão para lugar nenhum” palavras usadas por um grande amigo e empresário Levi Dias, é o motivo de muitas empresas falirem ou andarem de mal a pior.
Certa vez, ao terminar de ministrar um curso de liderança e desenvolvimento de equipes, um gerente me chamou para uma conversa em particular. Ele nos últimos três anos já tinha investido, metade do lucro que sua equipe produzia, em treinamentos palestras e premiações, e não tinha obtido o resultado esperado. “Minha equipe esta andando em círculos”, foram suas palavras, faço inúmeros cursos de liderança, leio vários livros sobre o assunto, mas nada esta adiantando.
Fiquei pensando nesta realidade e como poder ajudar outros lideres a trabalharem com um problema que há não muito tempo eu encontrei em minha equipe também. Quero dividir com você agora os 5 princípios que usei, e lhe assegurar que os resultados virão. Afinal o resultado que obtive foi tão gratificante que os escrevi em um livro. Os 5 princípios do Sucesso. Colocando esses passos em pratica com minha equipe em três meses, com dois vendedores a menos, batemos todos os recordes de venda já registrados na empresa triplicando o numero de vendas fechadas em um mês. Acompanhe comigo.

1- COMECE COM UM OBJETIVO EM MENTE: Como sua equipe vai chegar se não sabe para onde quer ir? A maioria dos lideres pecam em não deixar bem claro, e ter certeza que seus liderados entenderam suas metas pessoais e também a meta geral da equipe e definir datas que são possíveis para o atingir das metas.
2- SABER COMO CONQUISTAR ESTE OBJETIVO: Só saber para onde se quer ir não adianta se não saber como se vai quais as ferramentas se tem e se pode usar para alcançar, e qual a parcela de responsabilidade de cada um para isso.
3- COMECAR A AGIR HOJE: Sua equipe agora já sabe a meta geral e individual, sabe como alcançar. Agora sim é arregaçar as mangas e ir atrás. Pois quem não cresce apodrece.
4- DESENVOLVA UMA ACUIDADE SENSORIAL: Aqui se conhece a competência de cada líder. Acuidade sensorial, é ter um sensor de cuidado, ou seja, o líder estar atento e consciente para perceber se sua equipe esta se aproximando ou se afastando do objetivo inicial.
5- FLEXIBILIDADE: Aqui que a muitos lideres, juntamente com suas equipes, falham. Eles têm um objetivo, sabem como alcançar, ao agir percebem que estão agindo de forma errada, mas, continuem agindo assim. Ter flexibilidade é, ao líder perceber que sua equipe esta se afastando de seu objetivo. Parar e rever as atitudes, começar novamente. Afinal errar é humano permanecer no erro...

Alguns meses depois eu recebi um e-mail daquele gerente dizendo e os resultados foram fantásticos.
Colega líder. Não deixe sua equipe continuar andando em círculos. Reúna ainda essa semana seus liderados, e coloque esses 5 princípios de uma equipe de sucesso em pratica e colha ainda este mês os resultados.
Desejo a você tudo de bom e muito mais