Imagine uma narrativa perfeita: história arrebatadora, protagonista corajoso, antagonista persuasivo e um clímax muito bem desenvolvido através do início, meio e fim. Esse estilo de narração era usada há muitos anos, no tempo em que os povos tinham que se reunir em volta do ancião para ouvir as histórias da cultura do povo, dessa forma, eles conseguiam prender e entreter o público através da emoção, além de, perpetuar a história.

Atualmente os computadores, os diversos tipos de tecnologias móveis e as próprias mídias sociais estão modificando as definições de distâncias, o tempo e os relacionamentos. Se antes, por conta da evolução tecnológica, as pessoas eram vistas simplesmente como usuários passivos de serviços, recebendo conteúdos gerais e sem a menor relação com sua vida e sentimento, hoje cada pessoa é transformada em protagonista de uma história e são criados laços entre a mensagem e cada usuário. Não mais as pessoas são encaradas como simples portador de um tablet, smartphone ou qualquer outra tecnologia, a comunicação agora quer dar um passo além, usar toda tecnologia para reviver aquele passado do primeiro parágrafo, tornando cada indivíduo um ouvinte que estará apta, nos dias atuais, a perpetuar uma história.

 informação é mais bem guardada dessa forma: quando sentimos que ela é pessoal e temos algo relacionado a ela, ou seja, são atribuídos sentidos emocionais a componentes técnicos através de um contexto. Para exemplificar, acho que todos se lembram da novela “Viver a Vida”, na qual cada final de capítulo era transmitida uma gravação de uma pessoa narrando sua historia e ela era mostrada de forma ficcional no capítulo (exemplo: quando a mocinha era traída na novela ao final do capítulo era transmitido um relato de uma pessoa que foi realmente traída), por incrível a audiência da novela subia em todo final de capitulo, por que as pessoas sentiam-se atingidas por aquele relato contado por pessoas de aparência comum de maneira emotiva e intimista. Isso é Storytelling.

O Storytelling também vem para ajudar campanhas que envolvam vários tipos de mídias, nesse caso leva-se o nome de: Transmídia Stoytelling. Esse formato de Storytelling é definido por contar uma história através de diferentes mídias, adaptando um tipo especifico de narração para cada uma das mídias, bem como para cada um dos seus públicos (nesse caso a campanha deve levar o consumidor do jornal ao tablet).

Então o Storytelling está ai para fazer um conteúdo potencialmente engajado, arrebatador e único para aproximar cada vez mais as empresas dos clientes. Há diversos estudiosos focados em Storytelling, entre os brasileiros a sugestão de leitura dos artigos do Rodrigo Cogo que, particularmente, destaco como um dos melhores.