Steve Jobs seu Significado em Minha Vida Acadêmica.

Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto

Deixa-nos órfão Steve Jobs, com sua morte prematura. Coube a ele o mérito de tornar popular o uso do computador de mesa. Milhões de pessoas sem serem técnicos em informática tiveram a possibilidade de utilizarem os computadores e seus programas. Mas seu gênio inventivo não parou ai foi mais longe e o que a humanidade viu na última década proporcionada pela internet, computadores e telefonia, ninguém imaginou.

Meu primeiro contato com um computador da Apple

Tinha retornado a Jerusalém, Israel para realizar meu trabalho de doutorado, era o ano de 1989. Começa a se introduzir a era dos computadores nas Universidades. Assim que eu cheguei me apresentei ao professor que iria me acompanhar no trabalho e ele me disse. Não é mais possível entregar nenhum trabalho, “batido” por maquina de escrever. Tinha feito minha tese de mestrado com maquina de escrever, sofrendo enormemente com isto. Eram muitas as limitações e o tempo empregado não podíamos imaginar. Assim disse o professor, para trabalhos acadêmicos o melhor computador é o Macintosh, da Apple, e falou mais, até que não adquiras o teu computador, poderá treinar neste computador que eu tenho nele existe um programa que explica todos os movimentos necessários para poder escrever e produzir textos e imprimir. Terá este horário para fazer isto. Assim aconteceu e em seguida consegui entender esta nova maquina chamada computador e trabalhar com ela. A diferença em fazer um trabalho de doutorado com uma maquina de escrever ou um computador podíamos descrever como de um abismo. Tudo era mais fácil, para escrever, corrigir, colocar notas ao pé da página, destacar títulos, imprimir textos etc... até lista de autores citados o computador faz. A economia de tempo foi em forma de meses de trabalho. Começava ingressar na era da computação e que não parou mais....

Esse primeiro computador um Classic, da Macintosh, vendido em supermercados durou para mim perto de oito anos sem nunca ir a uma oficina de concerto, terminou seus dias não aparecendo mais letras na tela. Depois tive outros um Quadra, um IMac, etc. O gênio inventivo de Steve, cativou aos estudantes do mundo inteiro e todos aqueles que trabalham na produção de livros etc. Abriu-se um horizonte sem limites. Devemos ser gratos a este gênio da informática.

Alguém vai substituir Steve

Penso que um substituto a altura de Steve Jobs, não existira mais, os gênios não se repetem. Eles surgem entre milhões de pessoas. O que poderá existir é pessoas que darão continuidade a seu trabalho. O mundo da informática continuará avançando, pois tem milhões de pessoas nesta área trabalhando e a cada ano as empresas investem quantidades de dinheiro incontável.

As contrariedades da vida com Steve

O que permanece para nos de Stevens é sua genialidade, sua força de espírito em nunca desanimar, do fundo de uma garagem da casa de seus pais adotivos ele criava coisas novas, foi para universidade e dormia no chão nos quartos dos colegas em dormitórios universitários, recolhia garrafas plásticas e vendia por cinco cents, para se alimentar, ia às jantas de seitas religiosas, oferecidas no domingo a noite, para comer fartamente. Tudo isto não diminuiu sua criatividade sua inventividade legando para a humanidade a facilitação do uso dos computadores. E para contrariar a vida nunca reatou amizade e nem falou com seu verdadeiro pai. Foi para ele um ausente e ilustre desconhecido.

O mundo criativo de Steve

Além dos computadores da Apple, em 2001 lança o iPod, em 2007 o iPhone em 2010 o iPad (o tablet, computador em forma de prancheta, feito para leituras virtuais e navegação na internet). O processo foi rápido (como tudo o que se refere a informática e a tecnologia) e aquilo que vivemos hoje no dia de amanhã, poderá ser diferente. O mundo das letras e Universidades, Academias, Editoras, Jornais etc... são devedoras a Steve Jobs das facilidades e inovações.

Obrigado Steve Jobs, por tua genialidade!