O Conselho de Segurança da ONU se reuniu-se quinta-feira em Nova York para discutir a questão do Sara marroquino a cerca das palavras do secretário-geral Ban Ki-moon, objecto da prova de "responsabilidade e de ponderação", declarou, sexta-feira em Rabat, o ministro delegado junto ao Ministro dos Negócios Estrangeiros e da cooperação, Sr. Nasser Bourita.

"Em relação à reunião do Conselho de Segurança, o importante para Marrocos é o resultado das discussões e o facto de não ter publicado nem resolução nem decisão, demonstrando que se trata da questão com responsabilidade e ponderação" sublinhou Bourita, durante uma conferência de imprensa na sede do Ministério.

Ele precisou que "o Conselho de Segurança da ONU considerou todos os meandros do caso", e caminhos do dossié, não se fez parar apenas sobre as decisões de Marrocos, depois dos excessos do SG das Nações Unidas, mas também sobre as motivações.

Anotando que a questão do Sara marroquino está nas mãos do SC, o ministro relevou que Marrocos concebe a missão de "facilitação", conduzida pelo Secretário Geral da ONU e seu enviado pessoal ", como uma missão regida por parâmetros definidos pelas resoluções do Conselho de segurança ".

 Sr. Bourita assegurou que Marrocos gere os desenvolvimentos  da questão da integridade territorial com "serenidade", ao fazer prova  de "vigilância" diante de  todas as novidades sobre este tema.