As pessoas perguntam sobre o futuro de seus países e da soluções de segurança em exercicio, ao encontro de seus direitos!

As pessoas rejeitam este tipo de humilhação imposto sobre elas, recusando as detenções arbitrárias e amordaçando as vozes e opiniões. Elas rejeitam o princípio de eleições símbolizadas e fabricadas,  bem como as constituições detalhadas pelo líder nas listas inventadas e julgadas abençoadas.

As pessoas estão perturbadas pelas leis feitas antecipadamente e impostas de cima. Elas sofrem das  condições econômicas e do desemprego generalizado diante dos preços elevados, e das injustiças cláras dos salários issuficientes para a subsistência.

As pessoas ressentem o estado de subdesenvolvimento sobre elas, além dos métodos e mecanismos políticos que não se encaixam com a evolução do tempo .. Elas são resultado de revoltas, irritações, agitações, frustração, desamparos ...

Não há mais espaço para o político corrupto, nem para o discurso evasívio, nem para o intelectual num circúlo vicioso, nem para o poeta da vanguardia, nem para a mída viciada em notícias ... Os jovens estão avançando para tecer uma nova cultura de aspirações, traduzindo as preocupações conforme seus  retratos e maneira de ser, mas inspirando a liberdade.

E necessário que o " Sr presidente" compreenda  esses acontecimentos e fenômenos, percebendo que os seres humanos têm direito de escolher seu modo de vida e exercer seus direitos naturais, sem medo de incomodá-los, quando insistem para deixar o poder, fazendo sem incriminação ou intimidação, longe dos rotulados como traidores ou colaboradores.

Com toda transparente e abertura, os seres humanos são cansados de subserviência e humilhação, embora a grande maioria dos oprimidos são contra ás guerras eternas e civis, envolvendo em luta para conquistar  algo  de respeito e de dignidade, ou melhor ainda uma vida prospera e pacífica, insistindo sobre um mínimo de reconhecimento para garantir uma vida digna.

Há medo que não foi ainda dissipado pelo tempo,  pelo  contrário, aumenta o perigo numa rachadura aprofundada . Agendo de modo que isso não serva de base para as reformas e revisões dos referendos simbólicos e manobras questionáveis como  soluções provisórias. Esta falta do diálogo apropriado e franco pode ser motivo, não importa o quão doloroso, de engano, de ódio, de medo, ou até de  vingança, porque a situação está a deteriorar ainda mais. Se as situações continuam assim sem revisão nem cautela, a população desmparada sem alternativa a luz de algumas pessoas que já não têm mais nada a perder, depois de perder tudo,  pais, dinheiro  e filhos.

Chegou a hora de ter abertura, transparência e ouvindo todas as vozes, incluindo aqueles que oram em silencio e a noite, pedindo ao Presidente deixar o poder!

Deixar o poder  "Presidente"! porque nem todos aqueles que são contra  são seres traidores!

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Univeristário

Unverisdade mohammed V Rabat - Marrocos